Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Escritor confirma qual é realmente o verdadeiro poder do Superman

Por| 19 de Setembro de 2023 às 21h00

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

Superman é frequentemente chamado por seus leitores mais críticos de um personagem chato e desatualizado, muito “bonzinho”. Além disso, há quem acredite que o fato de ele ter um repertório quase ilimitado de habilidades o torna muito “overpowered”, o que, na visão de parte dos fãs, torna suas histórias muito previsíveis. Mas um escritor confirmou qual é realmente o verdadeiro charme e poder do personagem.

Antes de abordar o que o escritor disse, é preciso falar um pouco sobre esse preconceito ou ideia desatualizada que muitos leitores têm do Superman. Durante a revolução do movimento movimento contracultural estadunidense da década de 1960, o Homem de Aço foi constantemente lembrado como um garoto-propaganda do american way of life.

Os leitores questionavam qual a utilidade de um herói lutando pela “verdade, justiça e pelo american way” em um período marcado pelo assassinato de John Fitzgerald Kennedy e pela infame Guerra do Vietnã. Foi a primeira vez que manifestações populares tão intensas, e até violentas, foram noticiadas em uma cobertura midiática que envolvia o impacto das imagens da TV. O rádio e o jornal também amplificaram essa tensão.

Continua após a publicidade

Isso tudo foi tão marcante, que, mesmo décadas depois, há ainda uma forte impressão de que o Superman ficou parado no tempo, como se o personagem de hoje ainda fosse aquele garoto-propaganda criticado nos anos 1960 — e é um grande equívoco pensar dessa forma, como o escritor que vamos citar abaixo confirma.

Qual é realmente o verdadeiro poder do Superman?

Assim como eu mesmo citei em uma resenha de uma recente saga do Superman, todas as melhores histórias do Homem de Aço, especialmente aquelas que redefiniram o personagem, mostram que o verdadeiro poder de Kal-El é sua humanidade: ele nunca será um de nós, mas ama seu lar adotivo mais do que qualquer ser de Terra.

Mark Russell, escritor de Superman: Space Age, falou a respeito durante o recente evento nerd Dragon Con 2023. Ele afirmou como a suposta imagem de “bonzinho” não torna o personagem chato, mas sim fascinante de escrever. “O que a maioria das pessoas acha chato no Superman é o que considero mais interessante”, disse Russell ao público. “Como você mantém todo esse poder e ainda assim permanece humilde ou empático?”

Superman: Space Age mostra o Superman fazendo sua estreia na década de 1960, envelhecendo em tempo real nas tumultuadas décadas seguintes. A HQ, lançada pelo selo adulto Black Label, vai contra os críticos da narrativa de super-heróis, que costumam diminuir o gênero culpando a cronologia confusa e a tendência do mercado em redefinir seus personagens — o que, na visão dessas pessoas, nega ou desfaz o crescimento das propriedades.

Continua após a publicidade

Ao focar em sua escolha de permanecer humilde e empático apesar de seus vastos poderes, Mark Russell confirma que Superman é um personagem muito mais sutil e interessante do que seus críticos querem que os leitores acredite: o Homem de Aço é tão humano quanto qualquer um de seus leitores, e esse é realmente seu verdadeiro poder.