Capitão América recruta mutante que tem o incrível poder de punir mentiras
Por Claudio Yuge |
Embora no Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês) o Capitão América tenha se popularizado pela ambientação mais crua e realista, com ação e espionagem em uma caracterização mais próxima de sua versão dos Supremos do Universo Ultimate Marvel, Steve Rogers sempre teve uma camada aparentemente dissonante com tramas envolvendo suspense sci-fi sobrenatural. Contudo, é justamente essa a graça de muitas de suas HQs, como a que traz um mutante com o criativo poder de punir mentiras.
- Capitão América toma decisão que mata milhares de inocentes em nova HQ
- 7 razões que tornam o Capitão América Sam Wilson rebelde e polêmico
- Capitão América revela ponto fraco mortal na armadura original do Homem de Ferro
- Capitão América | O quão forte é o herói no cânone oficial da Marvel?
Atenção aos spoilers de Captain America #11!
Na atual fase, o escritor J. Michael Straczynski trouxe de volta a sensação de alerta e perigo constante ao introduzir o conceito de Agentes da Mudança, que são pessoas iluminadas e destinadas a conduzir a humanidade para seu próximo passo de desenvolvimento, a exemplo de Gandhi e outras figuras históricas. E isso inclui Steve Rogers.
Ao longo dos meses, a trama revelou que a Morte, a própria encarnação da ceifadora de vidas, tem se incomodado cada vez mais com a ação dos Agentes da Mudança, e, por isso, vem manipulando os bastidores do mundo com grupos extremistas dispostos a impedir que as figuras iluminadas ajudem a humanidade a progredir.
Isso nos leva ao atual momento, em que Steve Rogers, depois de conseguir conter os primeiros ataques da Morte e seus asseclas com a ajuda da encarnação da vida, a personagem Lyra, agora vem recrutando outros Agentes da Mudança para combater as investidas inimigas — é o Capitão América em seu melhor estilo proativo e estratégico com planos à frente dos oponentes.
Capitão América recruta o mutante Malik
O mutante Malik é um personagem novo, com o poder de ler o futuro dos indivíduos. Só que ninguém imaginava que ele também tem uma das habilidades mais interessantes e criativas dos últimos tempos, revelada justamente quando Steve Rogers recruta o rapaz.
Em Captain America #11, lançado recentemente, Steve Rogers monta uma lista de mutantes poderosos que pretende agrupar na luta contra a Morte. O herói está especialmente preocupado em defender o refúgio místico conhecido como Front Door Cabaret, uma espécie de dimensão mantida por Lyra para proteger os Agentes da Mudança.
Depois de resgatar dois dos seis integrantes da lista, Carlos no Chile e Seer em Londres, os três vão para Chicago para encontrar um mutante misterioso a mando de Lyra. A equipe consegue rastrear Malik em uma caverna misteriosa, onde encontram uma multidão de pessoas esperando para ver o rapaz.
Malik tem lido o futuro das pessoas, mas é sua outra habilidade que o diferencia. Dependendo da gravidade da mentira e da quantidade de má intenção da pessoa que dissemina inverdades, ela fica doente ao tentar esganar o mutante, com efeitos que variam de uma leve dor de estômago à morte instantânea.
Lyra revelou a Steve que Malik, como um Agente de Mudança, morrerá antes do final dessa jornada, e parece que Malik aceitou esse destino. Bom, talvez seja melhor né, pois imagine como seria a reação das pessoas em lugares mais populosos do Universo Marvel, já que a mentira corre solta na Terra da Casa das Ideias.