Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Capitão América | O quão forte é o herói no cânone oficial da Marvel?

Por| 05 de Outubro de 2023 às 20h30

Link copiado!

Marvel Comics
Marvel Comics
Tudo sobre Marvel

O Capitão América é um dos personagens mais importantes da Marvel, e é uma referência quando falamos sobre um humano que possui corpo com capacidades aprimoradas. Embora não possa ser comparado de forma justa com vários combatentes mais poderosos, Steve Rogers conseguiu nivelar ou até mesmo vencer lutas contra entidades de nível cósmico. Mas o quão forte é o herói nas medidas do cânone oficial da Casa das Ideias?

Medir a somente a força física do Capitão América, excluindo contextos e tudo o que está interligado com esse atributo, é uma tarefa difícil. Embora não seja dotado das habilidades sobre-humanas naturais ele possui atributos superiores em vários quesitos: determinação inabalável, caráter incorruptível, ideais sólidos que movem sua constante busca pela liberdade e justiça, experiência de campo, visão tática e estratégica, capacidade de inspirar pessoas, forte resistência e constituição mental, entre outras qualidades.

Continua após a publicidade

Isso tudo pode e já influenciou sua força física no campo de batalha, mas vamos usar aqui uma medida razoável estabelecida pelo ScreenRant, a partir de fatos registrados em publicações oficiais da Marvel Comics.

A força do Capitão América

Em primeiro lugar, é preciso lembrar que o Soro do Supersoldado que Steve Rogers recebeu durante a Segunda Guerra Mundial aprimorou seu corpo ao ápice das capacidades físicas de uma pessoa. Isso significa que ele possui força, resistência, agilidade, fator de cura, durabilidade, entre outros atributos que qualquer um tem, ao máximo já registrado por um ser humano.

Existem muitos exemplos disso em sua trajetória de publicações na Marvel Comics, e vamos listá-los abaixo de forma cronológica, da mais antiga até a mais recente. Vale destacar que o Capitão América é sempre posicionado como uma referência de potência física, capaz de suportar e levantar cargas pesadas sem esforço.

1941: Em Captain America Comics #10, a trama afirmou que o Capitão América tinha “a força de cem homens”, capaz de se equivaler fisicamente em combate com personagens dos X-Men e do Quarteto Fantástico, como o vilão Doutor Destino;

1981: Em Captain America #259, Steve Rogers ficou parado enquanto duas motocicletas tentavam puxá-lo em direções opostas;

1984: Um dos supervilões mais icônicos da Marvel Comics, Doutor Destino, possui uma combinação de superforça, inteligência absurda, destreza mística e tecnologia avançada. E, mesmo assim, em Secret Wars #12, nas primeiras Guerras Secretas, Steve Rogers abateu Victor von Doom com o mínimo de esforço;

Continua após a publicidade

1992: Em Captain America #402, a trama mostra Steve Rogers sob pressão de quase 500 quilos enquanto mantinha uma conversa casual;

2006: Em Civil War #7, o Capitão América quase derrotou o Homem de Ferro no “mano a mano”, e só desistiu da luta quando percebeu que suas ações estavam prejudicando a comunidade e o distorcendo o conceito de herói;

2012: Em Avengers vs. X-Men #2, vemos Steve Rogers enfrentando um dos mais perigosos mutantes. Gambit pode energizar objetos, e possui enorme agilidade, que, combinada com sua destreza no combate corpo a corpo, tornam-o um oponente formidável. No choque entre ambos, o Capitão América quebrou o bastão de Remy LeBeau e suportou um colossal ataque cinético, antes de nocautear o membro dos X-Men com apenas um rápido e poderoso soco.

Capitão América tem força “impossível”

Continua após a publicidade

A conclusão que se tira dos fatos e de todas as histórias em que o Capitão América usou sua força física para sobrepujar os oponentes, é que não há uma resposta sobre a medida exata e objetiva quando esse assunto é abordado.

Isso porque ele ainda é humano, mesmo com suas capacidades aprimoradas. E, da mesma forma que ele pode ser vulnerável a cargas extremas ou ataques aparentemente insignificantes; Steve Rogers pode elevar o conceito de “força” a algo que extrapola as convenções ou medidas objetivas, de uma forma que o conjunto de suas habilidades e de sua constituição o posicionam como um lutador capaz de suportar e causar danos em qualquer oponente, independente da potência do rival.

O Capitão América é o símbolo vivo da força no cânone oficial da Marvel, que trata esse assunto de forma abstrata propositalmente, para lembrar que “força” não se trata apenas das capacidades físicas de uma pessoa.

Continua após a publicidade

Compromisso com a justiça e defesa dos mais frágeis, coragem, altruísmo, princípios, resiliência, determinação, caráter e riqueza de espírito é a verdadeira força de um super-herói. Essa é a medida oficial da força do Capitão América no cânone da Marvel.