Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Batman | Escritor revela a única condição de transformar o herói em vilão

Por| 28 de Setembro de 2023 às 20h30

Link copiado!

DC Comics
DC Comics
Bruce Wayne

Batman é o mais complexo herói das histórias em quadrinhos, não apenas por ser um humano que enfrenta deuses, mas porque consegue transformar vingança em justiça. É o único da Liga da Justiça capaz de pensar e mergulhar na mente de um bandido sem se contaminar, voltando ainda querendo fazer o bem para a humanidade.

Mas o que seria necessário para torná-lo um vilão? Já vimos centenas de versões malignas de Batman, especialmente nos eventos Noites de Trevas: Metal e Noites de Trevas: Death Metal. Só que, em um status mais verossímil e realista, o que realmente poderia transformar o Cavaleiro das Trevas em uma ameaça para Gotham City?

Continua após a publicidade

Mark Russell, autor de Superman: Space Age, falou recentemente em um painel da conferência Dragon Con 2023 sobre esse assunto. “Se houvesse alguma maneira de consertar Gotham City sem o Batman, eu poderia vê-lo se tornando um vilão. Ele percebe que está obsoleto e precisa começar a procurar problemas, o que o leva a criar problemas para justificar sua existência.”

Escritor dá detalhes de como Batman está ligado a Gotham City

Toda a razão da existência do Batman é baseada na corrupção estrutural de Gotham City, e, se você remove essa questão, o Cavaleiro das Trevas fica sem propósito. Bruce Wayne possui um impulso obsessivo de “fazer justiça” que, mesmo se a cidade não tivesse mais problemas, ele ainda estaria inquieto procurando por bandidos ou crimes — o que pioraria as coisas.

Continua após a publicidade

Russell refletiu sobre a dinâmica de Batman como herói estar ligada ao seu relacionamento com sua cidade natal. “Há muitos comentários sobre planejamento urbano (em histórias de super-heróis). Por que uma cidade como Metrópolis funciona e outra como Gotham não?”, questiona. O Cavaleiro das Trevas teria mais dificuldade em justificar suas atividades ilegais em Metrópolis, onde a corrupção de longo prazo não está tão arraigada como em Gotham City.

Se Gotham City mudasse radicalmente, e se tornasse tão “limpa” e radiante quanto Metrópolis, há uma pequena chance de Bruce Wayne finalmente aceitar que não há mais trabalho a fazer e mudar de cidade — ou se aposentar. Mas… Russell também conhece o personagem tão bem quanto seus fãs, então, todos sabemos que o Cavaleiro das Trevas realmente se tornaria um vilão em um cenário como esse.