Batman | DC assume de vez que há vários Coringas em sua continuidade
Por Claudio Yuge |
Desde que a graphic novel Batman: Três Coringas foi lançada em 2020, a DC Comics vem sugerindo que o Palhaço do Crime não se define mais em apenas uma pessoa; ele se transformou em uma ideia. A “brincadeira” de mais de um Coringa na continuidade principal vem escalando nos últimos meses, e, agora, a editora assumiu de vez que há múltiplos criminosos agindo, comportando-se, caracterizando-se e se autointitulando como o arqui-inimigo do Homem-Morcego.
- O Coringa é irmão do Batman? Teorias e o que a DC já revelou
- Coringa acaba de revelar um de seus crimes mais nojentos
Atenção para spoilers The Joker: The Man Who Stopped Laughing #11!
Antes de mais nada, vamos recordar como o Coringa virou uma “ideia”. Bem, Batman se tornou um conceito ao longo dos anos, já que, mesmo que Bruce Wayne deixe de vestir esse manto, sempre haverá um substituto para manter o legado do Homem-Morcego em Gotham.
A DC começou a pensar na ideia de fazer o mesmo com o Coringa, como um nêmesis que sempre estará antagonizando as ações do Batman em Gotham City, em um ciclo interminável. Esse conceito vem sendo debatido entre fãs e criadores desde Batman: A Piada Mortal, lançado em 1988.
Ao longo dos anos, diversas versões do Coringa em diferentes mídias, sejam em filmes, animações ou séries, retrataram o Palhaço do Crime com origens e identidades distintas. E, em vez de responder de forma objetiva e direta, a DC resolveu manter o mistério e despistar: às vezes ela diz que uma versão é a verdadeira, outras afirma que não, e também admite que é possível todas as teorias.
Como outros Coringas surgiram?
Durante o evento Guerra Darkseid, publicado originalmente nos Estados Unidos em 2015, Batman, ao sentar na Cadeira Mobius, que concentra todo o conhecimento do universo, perguntou qual seria a identidade do Coringa. Para sua surpresa, o artefato revelou a existência de três homens muito semelhantes com essa denominação.
Em seguida, em 2020, a graphic novel Batman: Três Coringas revelou essas três pessoas, das quais apenas uma sobreviveu ao final da trama. O “original”, sugerido por essa história, aparentemente, seria o mesmo de Batman: A Piada Mortal. Ainda assim, não é possível cravar que o comediante frustrado da HQ escrita por Alan Moore seja realmente o verdadeiro, pois a própria DC Comics não confirma isso.
Isso tudo veio depois de o próprio Batman ter descoberto pistas sobre um “homem pálido” na Gotham City do século XIX, durante o começo dos Novos 52, no início dos anos 2010. E, agora, na atual cronologia, o Coringa tem viajado pelo mundo, entrando em contato com outras organizações criminosas.
Depois que The Joker concluiu esta aventura neste ano, o Coringa apareceu na minissérie The Joker: The Man Who Stopped Laughing. Ambas as minisséries mostraram a existência simultânea de dois Palhaços do Crime na atual continuidade — e a editora até abriu o jogo, provavelmente sem querer, quem é o “verdadeiro”.
Vale lembrar que já havia indícios disso na recente saga de Knight Terrors: Joker. E tanto no filme Coringa, na série Gotham e em outras produções fora dos quadrinhos, a DC já vinha sugerindo a existências de múltiplos Palhaços do Crime e que o mistério talvez nunca seja revelado: não seria possível saber a real origem e identidade do vilão.
Exército de Coringas
Pois bem, como a DC assumiu de vez que há múltiplos Coringas em sua continuidade? Bem, em The Joker: The Man Who Stopped Laughing #11, lançado recentemente, duas facções comandadas por dois criminosos que se autodenominam o Palhaço do Crime, uma com base em Los Angeles e outra em Gotham City, entram em choque.
Ambos tinham certeza de que eram os originais, mas o Coringa de Gotham finalmente recuperou a memória e lembrou que o impostor era, na verdade, um ex-capanga que havia sido envenenado e alterado cirurgicamente para se parecer com o Palhaço do Crime. Isso aconteceu após o vilão revelar que todas as vítimas de sequestros recentes sofreram operações para se parecerem com ele.
Embora o Coringa de Gotham tenha ficado ofendido e armado um plano com um exército de sósias para vencer o suposto impostor, ainda assim não dá para dizer que ele é “original” ou “verdadeiro”. E, assim, a DC segue com seu plano de manter o mistério sobre o vilão e de torná-lo uma “ideia”, assim como Batman se transformou ao longo dos anos.