Publicidade

Batman admite oficialmente os 3 maiores fracassos de sua vida

Por  | 

Compartilhe:
DC Comics
DC Comics

Todo fã sabe como Batman é meticuloso e bastante preciso em suas projeções, o que o permite sempre ter vários planos de contingência para as mais diversas situações de combate. É por isso que ele raramente perde ou é surpreendido, ainda que não tenha os superpoderes de seus amigos de Liga da Justiça. Mas, claro, isso não quer dizer que Bruce Wayne não acumule grandes fracassos.

Houve vários momentos na vida de Batman em que ele falhou miseravelmente, e, em uma edição especial de encontro entre a Liga da Justiça e os Vingadores, Wayne admitiu oficialmente seus três maiores fracassos. Em JLA/Avengers #3, publicado em 2003, depois que o vilão Krona tentou fundir seus universos, os personagens tiveram suas histórias sendo projetadas à frente de seus próprios olhos.

Foi quando os heróis viram flashes da miséria em suas vidas, e os maiores fracassos de Batman foram revelados: ter suas costas quebradas por Bane, perder Jason Todd para o Coringa e dar o capuz de Homem-Morcego a Azrael.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Para quem não se lembra, Jason Todd, o segundo Robin, foi brutalmente espancado pelo Coringa no arco oitentista Morte em Família, em uma das sequências mais violentas e perturbadoras dos quadrinhos até hoje. A trama também se destacou porque foi a primeira vez que o destino de um personagem foi decidido pelo público por meio de uma votação — e estamos falando de uma época em que não havia internet.

Os outros dois momentos citados foram no começo e no meio dos anos 1990. Batman tendo as costas quebradas por Bane foi a primeira vez que um vilão realmente o derrotou em todos os sentidos. Bane foi mais esperto, realizou um planejamento melhor e superou-o fisicament: esperou especificamente que o Homem-Morcego voltasse para casa, e então o atacou em seu território e venceu.

Pouco depois, como Bruce Wayne não pode mais usar o capuz, ele o passou para Azrael, um indivíduo instável, que rapidamente começou a aplicar justiça letal aos criminosos. A falha de julgamento transformou a escolha de Batman em um pesadelo para Gotham City, o que o próprio Homem-Morcego também admitiu.