Publicidade

Quino dá adeus: cartunista pai da personagem Mafalda morre aos 88 anos

Por| 30 de Setembro de 2020 às 15h20

Link copiado!

Bruno Barral/Wikipedia
Bruno Barral/Wikipedia

Ela tem apenas seis anos, mas é toda politizada, engajadas nas causas sociais. E mesmo sempre falando e agindo com mais responsabilidade que muito marmanjo, nunca deixou sua ternura infantil de lado. Desde 1962, as atitudes críticas de Mafalda conquistaram gerações de leitores em suas tiras de jornais e álbuns de quadrinhos e, nesta quarta-feira (30), a garotinha precisa realizar sua mais difícil tarefa: despedir-se de seu criador, o cartunista argentino Quino, que teve sua morte confirmada, aos 88 anos.

Joaquín Salvador Lavado, ou Quino, nasceu em Mendoza, na Argentina, em 1932, e foi o criador de histórias em quadrinhos de língua espanhola mais traduzido em todo o mundo, superando a marca de 30 idiomas. Mafalda foi concebida em 1962, em seu primeiro emprego como desenhista de peças publicitárias — e vale destacar que ela foi inicialmente rejeitada por vários jornais da época.

Continua após a publicidade

Mafalda já teve adaptações para outras mídias e, em 1973, após quase 2 mil tirinhas, Quino decidiu deixá-la imortalizada com os traços do passado, sem novas histórias. Vale destacar que ele também criou outros personagens de destaque, como Manolito, Susanita, Guille, Filipe e Libertad. E, vejam, só Mafalda tinha acabado de completar 56 anos nesta terça-feira (29).

A causa da morte não foi oficialmente divulgada, contudo, de acordo com a imprensa platina, Quino sofreu um acidente vascular cerebral nos últimos dias. O falecimento foi confirmado por Daniel Divinksy, pelo Twitter.

Continua após a publicidade

“Quino morreu. Todas as pessoas boas do país e no mundo vão chorar por isso”, disse Divinsky. E ele tem razão. Mas, enquanto houver causas pelas quais valem a pena lutar, Quino continuará vivendo por meio dos ensinamentos de sua pequena notável.