Quino dá adeus: cartunista pai da personagem Mafalda morre aos 88 anos

Por Claudio Yuge | 30 de Setembro de 2020 às 15h20
Bruno Barral/Wikipedia

Ela tem apenas seis anos, mas é toda politizada, engajadas nas causas sociais. E mesmo sempre falando e agindo com mais responsabilidade que muito marmanjo, nunca deixou sua ternura infantil de lado. Desde 1962, as atitudes críticas de Mafalda conquistaram gerações de leitores em suas tiras de jornais e álbuns de quadrinhos e, nesta quarta-feira (30), a garotinha precisa realizar sua mais difícil tarefa: despedir-se de seu criador, o cartunista argentino Quino, que teve sua morte confirmada, aos 88 anos.

Joaquín Salvador Lavado, ou Quino, nasceu em Mendoza, na Argentina, em 1932, e foi o criador de histórias em quadrinhos de língua espanhola mais traduzido em todo o mundo, superando a marca de 30 idiomas. Mafalda foi concebida em 1962, em seu primeiro emprego como desenhista de peças publicitárias — e vale destacar que ela foi inicialmente rejeitada por vários jornais da época.

Mafalda é para os argentinos um patrimônio cultural tão importante quanto Tintim representa para os belgas
(Imagem: Reprodução/ActuaLitté via Wikipedia Creative Commons)

Mafalda já teve adaptações para outras mídias e, em 1973, após quase 2 mil tirinhas, Quino decidiu deixá-la imortalizada com os traços do passado, sem novas histórias. Vale destacar que ele também criou outros personagens de destaque, como Manolito, Susanita, Guille, Filipe e Libertad. E, vejam, só Mafalda tinha acabado de completar 56 anos nesta terça-feira (29).

A causa da morte não foi oficialmente divulgada, contudo, de acordo com a imprensa platina, Quino sofreu um acidente vascular cerebral nos últimos dias. O falecimento foi confirmado por Daniel Divinksy, pelo Twitter.

“Quino morreu. Todas as pessoas boas do país e no mundo vão chorar por isso”, disse Divinsky. E ele tem razão. Mas, enquanto houver causas pelas quais valem a pena lutar, Quino continuará vivendo por meio dos ensinamentos de sua pequena notável.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.