Publicidade

8 heróis mais subestimados da Marvel criados por Stan Lee

Por  | 

Compartilhe:
Canaltech
Canaltech
Tudo sobre Marvel

Stan Lee foi uma das principais mentes por trás da Marvel, criando diversos heróis e vilões que se tornaram icônicos no decorrer dos anos. Se hoje temos o Homem-Aranha, Hulk, Homem de Ferro, Doutor Estranho, Pantera Negra, os X-Men e diversos outros personagens e grupos de sucesso, foi graças a ele. 

Porém, nem todas as suas criações se tornaram tão populares e receberam atenção e carinho dos fãs. E é justamente isso que nós do Canaltech estamos trazendo: uma lista com os 8 heróis mais subestimados que Stan Lee já trouxe ao mundo durante décadas de sua carreira. 

A lista é baseada no material publicado pela ScreenRant, além disso vale reforçar que nem tudo na Marvel são “rosas”: muitos escritores e artistas acusaram o roteirista de ter tomado o crédito por suas criações. Como as HQs são um processo coletivo, é importante mencionar que muitos outros profissionais também foram responsáveis por muitos de seus sucessos (assim como algumas falhas). 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

8. Rick Jones

Rick Jones é o eterno coadjuvante dos principais heróis e histórias. O personagem já foi o melhor amigo e ajudante do Hulk, chegou a se tornar um membro honorário dos VIngadores e, depois ajudou diversos outros super-heróis no combate eterno contra o mal. 

Apresentado em The Incredible Hulk #1 (1962), ele já substituiu Bucky, ganhou poderes da radiação gama que o transformaram em A-Bomb, trocou de corpo com o Capitão Marvel e até recebeu um simbionte próprio, mas ele continua agindo de forma singela e nunca chama muito a atenção para si. 

7. Lockjaw

O mascote dos Inumanos foi introduzido em Fantastic Four #45 (1965) e é um dos heróis mais subestimados não apenas daqueles criados por Stan Lee, mas de todo universo Marvel. O cão possui poderes de teletransporte e eles permitem até que o animal tenha acesso a outras realidades. 

É importante mencionar que ele faz parte da família real dos Inumanos, servindo ao Raio Negro, mas já participou de várias aventuras por conta própria. Ele já ajudou a Ms. Marvel, fundou os Vingadores Pets e também foi capaz de utilizar as Jóias do Infinito contra Thanos. 

Continua após a publicidade

6. Balder Odinson

Na mitologia nórdica, Loki e Thor possuem um outro irmão: Balder. Este, no entanto, nunca conseguiu espaço para brilhar nas HQs da Marvel e nem nas histórias de Stan Lee. O personagem já foi até ajudar nos Vingadores, mas continua sendo delegado a tarefas entediantes como comandar Asgard na morte de Odin ou cuidar dos cosmos.

Porém, ele merecia muito mais desde que apareceu em Journey Into Mystery #85 (1952). A figura mitológica incorpora uma grande sabedoria e nobreza, inspirando outros deuses. Porém, nas histórias em quadrinhos, ele é apenas um grande herói que tem várias responsabilidades que o impedem de atingir o seu potencial máximo. 

Continua após a publicidade

5. Kar-Zar

Muitos fãs já ouviram falar da Terra Selvagem, um lugar na Antártida onde dinossauros ainda caminham entre os demais e que é usado de forma estratégica pelos super-heróis e pela S.H.I.E.L.D. No entanto, Kar-Zar continua sendo subestimado dentro das HQs (seja na época de Stan Lee na Marvel ou nas atuais).

Em essência, ele é um “Tarzan” da Marvel desde que apareceu em X-Men #10 (1965), mas acompanhado do último tigre dentes-de-sabre vivo. Apesar de aparecer, geralmente, apenas como um protetor do paraíso destas criaturas jurássicas, ele também tem o poder de usar as habilidades da fauna e flora da Terra Selvagem.

Continua após a publicidade

4. Gatuno

O Gatuno entra justamente no debate sobre personagens criados por terceiros, mas cujo crédito parou nas mãos de Stan Lee. O vilão teve seu design criado por John Romita Jr., mas como tinha apenas 13 anos, não podia assumir a produção de uma HQ na Marvel (o que fez eles aproveitarem apenas o personagem).

Introduzido em Amazing Spider-Man #78 (1963) de ser um ladrão, ele sempre teve a simpatia do público virou um anti-herói: ajudando a proteger Nova Iorque ao acreditar que tinha matado por acidente o Homem-Aranha. Inicialmente o manto era de Hobie Brown, mas foi sendo repassado para outros personagens e atualmente está nas mãos de Aaron Davis (tio de Miles Morales). 

Continua após a publicidade

3. Comando Selvagem

Formado por Nick Fury, Gabriel Jones, Isadore Coben, Percival Pinkerton e Rebel Ralston, o Comando Selvagem foi criado por Stan Lee para a Marvel em Sgt. Fury #1 (1963) durante o cenário da Segunda Guerra Mundial. A proposta era apresentar um time de elite que fazia diversas missões ao lado do espião mais famoso da editora.

O grupo teve diversas interpretações depois disso, inclusive uma que levava seu codinome ao literal e tinha uma temática mais voltada ao terror. A alcunha também foi usada por um grupo que caçou o Justiceiro no passado. Eles tinham um forte apelo político e influenciaram todo o sistema de operações secretas nas HQs. 

Continua após a publicidade

2. Marvel Boy

Robert Grayson é um jovem humano que foi criado por alienígenas em Urano, onde aprendeu a utilizar seus poderes telepáticos. No entanto, eles modificaram o corpo do Marvel Boy, que agora é um monstro que engana as pessoas para não saberem a verdadeira forma que seu corpo assumiu. A primeira aparição dele foi em Marvel Boy #1 (1950)

Apesar de ter ficado de escanteio por décadas na Marvel, o personagem foi resgatado em Agents of Atlas (2006) e se tornou um dos super-heróis mais esquisitos da editora: agindo como um gênio, um telepata que tenta proteger um mundo ao qual nem pertence mais. 

Continua após a publicidade

1. Jack Frost

Jack Frost foi criado por Stan Lee na mesma época que Namor e o Tocha-Humana original, sendo apresentado em U.S.A. Comics #1 (1941) com o poder de se teletransportar, controlar gelo e usá-lo nas batalhas contra grandes vilões (como o Homem-de-Gelo, dos X-Men). Porém o personagem foi esquecido na época da Segunda Guerra Mundial, servindo apenas como uma memória distante para personagens como o Capitão América.

Recentemente ele voltou a aparecer nas HQs da Feiticeira Escarlate, que mostra que o guerreiro mítico na verdade é descendente de Ymir e faz parte da família de Thor (em certo grau). Sua missão atualmente é de caçar os Vermes de Gelo, criador por Ymir para aniquilar os deuses de Asgard. Então, provavelmente ele ficará ali por outro longo período.

Continua após a publicidade

Personagens subestimados da Marvel

Diversos outros personagens da Marvel que Stan Lee criou não receberam atenção e carinho dos fãs, como é o caso do Doutor Druida, Matthew Hawk, o Besouro, o mutante Mímico e até Atlas são alguns exemplos de heróis e vilões subestimados das HQs.

No entanto, outros estão prestes a receber mais atenção. Hercules e Clea, por exemplo, já fizeram sua estreia no MCU e isso significa que a editora logo voltará a trazê-los nas histórias em quadrinhos também. Já entre os 8 personagens mais subestimados da Marvel criados por Stan Lee, temos:

  1. Jack Frost
  2. Marvel Boy
  3. Comando Selvagem
  4. Gatuno
  5. Kar-Zar
  6. Balder Odinson
  7. Lockjaw
  8. Rick Jones