Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

6 documentários obrigatórios para fãs de HQs de super-heróis

Por| 29 de Março de 2024 às 14h10

Link copiado!

Warner Bros
Warner Bros

Muita gente que acompanha o sucesso que os super-heróis vêm fazendo atualmente nos cinemas, talvez não imagine quanto tempo, esforço e dedicação os autores levaram para criar as histórias, personagens e até a estrutura necessária para levar a mitologia moderna dos Estados Unidos para dentro das nossas mentes.

Abaixo, selecionei alguns dos documentários que melhor definem o cenário de produção de quadrinhos nas últimas décadas, em recortes que caracterizam bem a ascensão de um nicho que atualmente corresponde às maiores bilheterias mundiais.

Todas essas produções contam com grandes nomes da indústria, a exemplo de Geoff Johns, Alan Moore, Karen Berger, Grant Morrison, Stan Lee, Jack Kirby, entre outros. 

Continua após a publicidade

Além de ver uma prévia e um breve comentário, você também poderá acessar os links para vê-los diretamente em cada um deles. Vamos lá!

Mal Necessário: os Supervilões da DC Comics 

A DC Comics sabe que um de seus grandes charmes, e um dos maiores trunfos contra a concorrente Marvel Comics, é sua galeria de vilões. O público realmente se identifica tanto com boa parte de seus antagonistas quanto com figurões como Batman, Superman e Mulher-Maravilha.

Continua após a publicidade

No começo de 2010, a DC aproveitou isso para se aprofundar nas histórias de seus supervilões em eventos e estratégias editoriais. O documentário de 2013 aproveita exatamente esse período, com entrevistas legais de um dos autores mais importantes da casa nos últimos anos, Geoff Johns, entre outros.

Onde assistir a Mal Necessário: os Supervilões da DC Comics

Disponível com legendas em português no HBO Max e Apple TV.

The Mindscape of Alan Moore

Continua após a publicidade

Antes de começar a ver esse seriado, recomendo você deixar uma aspirina por perto, porque as viagens da mente do Alan Moore podem causar uma certa dor-de-cabeça. Brincadeiras à parte, se você gosta de Watchmen, V de Vingança, Batman: A Piada Mortal, Monstro do Pântano, John Constantine, ou outras de suas desenhas de criações que se tornaram clássicos, pode acompanhar de onde ele tira essas ideias.

Moore explica nesse documentário de 2003 como foi seu crescimento difícil em uma pequena cidade industrial da Inglaterra, e como iniciou sua carreira — e o porquê de ele detestar os super-heróis.

Onde assistir a The Mindscape of Alan Moore

Continua após a publicidade

Disponível com legendas em português no YouTube.

The Image Revolution

A Image Comics foi uma editora incomum, que servia como uma “empresa de fachada” para a união estúdios dos maiores talentos da indústria nos anos 1990: Todd McFarlane, Rob Liefeld, Eric Stephenson, Jim Lee, Erik Larsen, Jim Valentino, Whilce Portacio e Marc Silvestri.

Continua após a publicidade

O documentário de 2014 conta a rápida e explosiva ascensão da Image Comics, que mudou o mercado, principalmente na maneira de melhorar a impressão das publicações e o tratamento aos direitos autorais dos criadores. E é possível ver também como a editora se reinventou com Robert Kirkman (The Walking Dead).

Onde assistir a The Image Revolution

Disponível com legendas em inglês no Tubi.

She Makes Comics

Continua após a publicidade

A produção feminina de quadrinhos é bastante popular e consumida nos meios alternativos, mas demorou até que as autoras conseguissem alcançar o mesmo lugar de destaque que escritores e ilustradores mais conhecidos.

O documentário de 2017 mostra a trajetória das mulheres na indústria, com depoimentos de artistas como Kelly Sue DeConnick (Capitã Marvel) e Betty Cloonan (Batgirls), e a editora Karen Berger, que tocou por anos o bem-sucedido selo adulto Vertigo Comics, na DC Comics.

Onde assistir a She Makes Comics

Continua após a publicidade

Disponível com legendas em inglês no Tubi.

Grant Morrison: Talking to Gods

Grant Morrison é o “roqueiro dos quadrinhos”, e vemos como ele amadureceu, saindo da época de Os Invisíveis e Patrulha do Destino, até a sensacional Grandes Astros: Superman. O autor tem uma visão muito peculiar sobre os super-heróis, e possui uma forma bastante excêntrica de iniciar seu processo de criação — e isso você pode conferir nesse documentário de 2010.

Continua após a publicidade

Onde assistir a Grant Morrison: Talking to Gods

Disponível com legendas em inglês no YouTube.

Marvel 75 Anos: De Underground a Pop!

Continua após a publicidade

A Casa das Ideias era ainda a pequena Timely Comics, quando os jovens Stan Lee e Jack Kirby começaram uma revolução nos quadrinhos, algo que se tornaria uma febre e definiria a era da mitologia moderna nos Estados Unidos e em todo o mundo.

Acompanhe nesse documentário de 2014 a história de como a modesta editoria virou um conglomerado que está entre as marcas mais conhecidas mundialmente nos dias atuais.

Onde assistir a Marvel 75 Anos: De Underground a Pop!

Disponível com legendas em português no Disney+.