Publicidade

DC finalmente revela nome do Coringa

Por| 09 de Setembro de 2022 às 09h00

Link copiado!

DC Comics
DC Comics

Desde que o Coringa se tornou o principal vilão do Batman, há décadas, os fãs querem saber sua real identidade. E o fato de a DC Comics ter explorado isso de diferentes maneiras em histórias que não são canônicas, deixa tudo ainda mais confuso e misterioso. Mas eis que, agora, em uma nova HQ da atual fase da editora, o nome do Palhaço do Crime foi revelado.

Atenção para spoilers de Flashpoint Beyond #5!

A última vez que a DC abordou o tema, houve um certo entendimento de que a editora tem aceitado a origem contada em Batman: A Piada Mortal, de Alan Moore e Brian Bolland, pois ela foi lembrada em Batman: Os Três Coringas, de Geoff Johns e Jason Fabok. Assim, o status canônico do Coringa é de que ele é um comediante fracassado, que, após um dia ruim, perde o controle de sua sanidade. E mais: Batman sabe que a esposa e o filho do vilão estão vivos, mantidos em sigilo.

Continua após a publicidade

Agora, Flashpoint Beyond #5 (de Geoff Johns, Tim Sheridan, Jeremy Adams, Xermánico, Mikel Janín, Romulo Fajardo Jr., Jordie Bellaire e Rob Leigh) explora mais o assunto e revela a identidade do Coringa. Tudo acontece quando o Batman Thomas Wayne, da realidade alternativa criada em Ponto de Ignição, tenta impedir que sua esposa, Martha Wayne, descubra mais sobre viagens no tempo. Ela começa a rastrear todos viajantes temporais em potencial, a partir de seus nomes verdadeiros. E uma das pessoas da lista é o Coringa.

Martha interrogou o Pirata Psíquico sobre as diferenças entre as duas linhas temporais que estava analisando, e descobriu que o verdadeiro nome do Coringa é Jack Oswald White. Nessa linha temporal, ele viveu feliz como um comediante, ao lado de sua esposa e filho, e até trabalhou nos Cassinos Wayne. E isso se conecta com a trama de A Piada Mortal e Os Três Coringas, pois é a mesma caracterização mostrada em ambas as tramas.

Mas, mesmo com essa revelação a DC parece querer agradar tanto os leitores que querem realmente saber a identidade do Coringa quanto aqueles que preferem como um mistério. O Palhaço do Crime já foi visto como Jack Napier e Jack White, por exemplo, o que não impede que a editora mude seu nome novamente, futuramente. E não dá para saber se o Pirata Psíquico realmente teria a capacidade de saber o nome do vilão.

Continua após a publicidade

Além disso, não há a confirmação oficial de que os eventos de Os Três Coringas realmente são considerados canônicos; caso não sejam, a confusão cronológica derrubaria a credibilidade do nome Jack Oswald White. E assim, essa identidade e sua vida como comediante, esposo e pai, seguem valendo, mas não se sabe se definitivamente — o que, de certa forma, ainda mantêm o charme de aura de mistério sobre seu verdadeiro nome.