Smart TVs estão presentes em 7 a cada 10 lares brasileiros

Smart TVs estão presentes em 7 a cada 10 lares brasileiros

Por Lupa Charleaux | Editado por Wallace Moté | 01 de Dezembro de 2021 às 12h00
Reprodução/Glenn Carstens-Peters

Aos poucos, a Internet das Coisas (Internet of Things, ou IoT, em inglês) está conquistando espaço nas casas brasileiras. Uma pesquisa da Kantar IBOPE Media revelou que a Smart TV é o item mais popular entre os usuários brasileiros de dispositivos inteligentes.

De acordo com os dados apurados pela ferramenta TG.Net, os modelos conectados de TV já estão presentes em 69% dos domicílios brasileiros. Além disso, 44% dos entrevistados usaram os aparelhos ao menos uma vez no período de 30 dias.

As Smart TVs estão entre os principais itens de IoT adotados pelos brasileiros (Imagem: Mahrous Houses/Unsplash)

Vestíveis em alta, mas ainda de forma tímida

A pesquisa também notou a preferência dos brasileiros por vestíveis, como relógios inteligentes e pulseiras fitness. O resultado revela que 22% dos entrevistados possuem um smartwatch e 4% usam smartbands para acompanhar atividades físicas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

No entanto, apenas 5% das pessoas usam os relógios inteligentes conectados diretamente à web. Consumidores ainda preferem usar os acessórios “à moda antiga” e não usufruir de todo o potencial dos produtos.

Nem todos os usuários usam todas as ferramentas dos smartwatches (Imagem: Daniel Cañibano/Unsplash)

Outro dado apresentado indica que 8% dos usuários usam dispositivos inteligentes ativados por voz, como lâmpadas inteligentes e alto-falantes. Algo que revela um leve crescimento em relação ao uso desses gadgets na criação de ecossistemas de uma casa inteligente.

Por outro lado, apenas 3% dos entrevistados responderam que usam assistentes de voz, como Alexa, Google Assistente e Siri, para auxiliar nas atividades do dia a dia. Um reflexo da adoção ainda tímida desses softwares.

Os resultados da pesquisa da Kantar IBOPE Media foram obtidos em uma pesquisa online realizada com cerca de 3 mil pessoas entre julho e agosto de 2021. O projeto tinha como objetivo analisar os hábitos e o consumo de mídia, produtos e serviços dos entrevistados. Também foram coletados dados de estilo de vida e características demográficas relacionadas ao uso de internet.

Fonte: Kantar

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.