Como instalar uma impressora HP | Guia Prático
Por Thiago Furquim | Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Agosto de 2023 às 21h00
Para instalar uma impressora HP e utilizá-la da forma adequada, é necessário mais que simplesmente conectar os cabos no computador. Alguns requisitos são necessários para configurar o equipamento e aproveitar as funcionalidades de cópia e impressão.
Como instalar uma impressora HP
Antes de começar, é importante desembalar a impressora nova com todas as peças para realizar a montagem do equipamento, incluindo fitas adesivas e materiais de proteção que estejam presentes na caixa. Para tornar essa tarefa mais eficaz, consulte o manual do usuário para obter instruções específicas.
Após essa etapa, conecte o cabo de pino duplo da impressora a uma fonte de energia, ligue-a e utilize um cabo USB apropriado para inseri-la na entrada de dispositivos do computador.
Com tudo ligado, siga estes passos correspondentes ao sistema operacional do seu computador:
No Windows
- Clique no menu Iniciar;
- Abra o aplicativo "Configurações";
- Clique em "Bluetooth e Dispositivos";
- Selecione "Impressora e scanners";
- Pressione a opção "Adicionar dispositivo";
- Clique no nome da impressora quando for exibida na tela;
- Siga as instruções para finalizar a instalação da impressora HP no Windows.
No macOS
- Clique no menu Apple;
- Selecione "Ajustes do Sistema...";
- Clique em "Impressoras e Scanner";
- Clique em "Adicionar impressora, Scanner ou Fax..."
- Selecione a impressora HQ e clique em "Adicionar".
Como conectar a impressora HP no Wi-Fi
É possível conectar a impressora HP sem fio para aproveitar as opções de impressões sem a necessidade de conectar um cabo USB no computador. Acompanhe:
- Localize a seleção de rede Wi-Fi disponível na tela LCD da máquina
- Nas configurações, veja a opção que permita ajustar as configurações de LAN sem fio;
- Localize o identificador de conjunto de serviço de rede doméstica (SSID) no computador — basta passar o mouse sobre o ícone do Wi-Fi na barra de tarefas do Windows, acessar as configurações de Wi-Fi do macOS ou identificar no rotador do provedor de internet;
- Com o SSID selecionado, insira a senha da rede Wi-Fi na impressora.
Uma vez que a impressora está configurada em rede, você pode utilizá-la em dispositivos conectados à mesma rede Wi-Fi como computadores, celulares e tablets.
O que fazer se o Windows não reconhecer a impressora?
É comum que impressoras mais antigas não sejam reconhecidas pelo Windows de forma automática e precisem de um driver adicional de instalação no sistema. Para saber como solucionar esse problema, siga estes passos:
- Insira o CD de instalação da impressora ou acesse a página de drivers para o equipamento no site da HP (support.hp.com/br-pt/drivers/printers);
- Se você escolheu o site, insira o modelo do seu produto, como Deskjet 5650 ou PSC 1315, escolha a versão do Windows e faça o download do driver apropriado.
- Inicie a instalação do driver da impressora no computador.
Se você está interessado em mais informações sobre equipamentos de impressão, veja uma comparação entre impressoras a laser e impressoras com tanque de tinta e as vantagens de cada uma delas.