Baidu anuncia o DuSee, sua plataforma de realidade aumentada

Por Redação | 04.08.2016 às 10:53

A gigante chinesa da internet Baidu anunciou uma nova plataforma de realidade aumentada que permitirá que pessoas façam uso da tecnologia dentro de muitos aplicativos da empresa. O sistema, chamado de DuSee, utiliza uma visão computacional sofisticada e aprendizagem profunda para compreender o ambiente 3D, criando objetos virtuais que oferecem interações ricas para os usuários. A plataforma da Baidu parece utilizar mecanismos similares aos encontrados em Pokémon GO e em tecnologias mais avançadas como o Google Tango.

Para funcionar, o DuSee utiliza a câmera do smartphone e um software de visão computacional para detectar e interpretar o que vê com o objetivo de adicionar informações extras para os usuários. O DuSee pode ser utilizado em diversas aplicações, incluindo a criação de campanhas publicitárias. Para apresentar a tecnologia, a Baidu mostrou um exemplo em que um anúncio de shampoo é feito por pétalas virtuais em sua volta.

O que é mais interessante é o fato da Baidu planejar introduzir a nova plataforma em seus aplicativos de sucesso, incluindo o de busca móvel, que conta com milhões de usuários em todo o mundo, sendo uma excelente maneira de fornecer acesso a realidade aumentada para muitas pessoas de maneira rápida.

"O DuSee é um grande ajuste para muitas aplicações, desde a publicidade interativa e educação até a fabricação e design de interiores. Ele permitirá que ofereçamos aos nossos clientes uma experiência de realidade aumentada em tempo real agradável para milhões de pessoas que utilizam os aplicativos móveis da Baidu todos os dias", disse Zeng Hua, Key Account da Baidu.

Nos últimos anos, a companhia chinesa tem investido em tecnologias de manipulação de imagem para criar produtos mais úteis. Exemplo disso é a inclusão de um sistema que utiliza a visão computacional para converter imagens em áudio. Com o fone de ouvido, pessoas com deficiência visual podem saber o que há na frente delas. Com o anúncio do DuSee, a Baidu desponta como a primeira empresa a oferecer uma experiência de realidade aumentada inteligente para consumidores em massa.

Via MIT Technology Review, Digital Journal