Oscar 2024 | Ator de Aranhaverso se revolta com vitória de O Menino e a Garça
Por Durval Ramos |
O ator e dublador Shameik Moore não ficou nada feliz com o Oscar de O Menino e a Garça. O dublador de Miles Morales em Homem-Aranha Através do Aranhaverso usou suas redes sociais para reclamar da vitória do filme do Studio Ghibli na categoria de Melhor Animação e chegou a dizer que a vitória do longa japonês teria sido um roubo, já que o segundo capítulo da aventura do Homem-Aranha é quem deveria ter levado a estatueta.
Em seu perfil no X (antigo Twitter), Moore publicou um provocativo “Roubado” após o anúncio da vitória de O Menino e a Garça, deixando claro seu descontentamento com a escolha da Academia.
E a repercussão foi imediata, com centenas de mensagens sendo enviadas para o ator, algumas concordando com a indignação e outras criticando o posicionamento do ator. E não demorou para que o próprio dublador retornasse à rede social para tentar acalmar os ânimos e, de alguma forma, se retratar.
“Respeito aos vencedores”, escreveu em uma segunda publicação. “É verdade, sou um péssimo perdedor, mas não perdemos. Aranhaverso impactou MUITAS vidas. Podemos não ter sido reconhecidos esta noite, mas a vida continua e ALÉM… Sim, prepare-se”.
O curioso dessa resposta é que Moore faz um claro aceno para o terceiro filme da franquia, Homem-Aranha Além do Aranhaverso, que encerra a trilogia e que chega aos cinemas em data ainda não divulgada. Ao que parece, o dublador está bastante confiante de que o próximo longa tem chances de se sagrar vencedor no futuro.
Vale lembrar que o primeiro Homem-Aranha no Aranhaverso já venceu o Oscar de Melhor Animação em 2019.
O Menino e a Garça não é surpresa
Apesar da revolta de Shameik Moore, a vitória de O Menino e a Garça no Oscar de Melhor Animação está bem longe de ser uma surpresa. Os dois filmes eram os grandes favoritos da categoria e a dúvida era justamente qual deles levaria a estatueta para casa. Assim, apesar do descontentamento do dublador, o Studio Ghibli não surgiu como um azarão que roubou o lugar de ninguém.
Ao longo dessa temporada de premiações, os dois filmes vinham rivalizando em quem levava a melhor. Aranhaverso já tinha conquistado o Critics Choice Awards e o Annie Awards — considerado o Oscar da Animação —, enquanto o novo longa de Hayao Miyazaki venceu o Globo de Ouro e o BAFTA.
Assim, a vitória de O Menino e a Garça no Oscar vem apenas para desempatar a briga, embora não diminua em nada a qualidade e o impacto de Aranhaverso.