Publicidade

Review Notebook MSI Prestige 16 AI+ Evo | Elegância, conforto e muita potência

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Raphael Giannotti/Canaltech
Raphael Giannotti/Canaltech

Notebooks Copilot+ PC, geralmente, são máquinas com bom desempenho, mesmo os mais simples. Existem modelos topo de linha que oferecem o que há de melhor, como MSI Prestige 16 AI+ Evo equipado com um Core Ultra 9 285H, CPU Arrow Lake mobile de altíssimo desempenho, que recebemos da Intel para ver do que essa linha é capaz de fazer.

Apesar de o notebook aqui ser um aparelho de bastante qualidade, ele não é o nosso foco, já que não existe disponibilidade no varejo brasileiro até o momento desta publicação. Mesmo assim, vamos dar uma pincelada no que ele oferece, mas enfatizar o que a CPU da Intel consegue fazer, principalmente sem a tecnologia Hyper-threading, maior mudança da história dos processadores do Time Azul.

Prós

  • Ótima construção
  • CPU Core Ultra 9 285H muito potente
  • Leve e fino, mesmo com tela de 16
  • Teclado e touchpad confortáveis

Contras

  • Indisponibilidade no Brasil
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Construção e design

O MSI Prestige 16 AI+ Evo é voltado para o meio corporativo, então ele tem um design bastante sóbrio e elegante, com carcaça feita com liga de alumínio, entregando um corpo bastante robusto, de qualidade e que não deixa manchas de dedos, o que é excelente para manter o bom visual do notebook.

Mesmo com uma tela grande de 16 polegadas, esse modelo é leve, pesando somente 1,5 kg e com apenas 18,95 mm de espessura, o que o torna fino também, embora não seja um ultrafino. As teclas e o touchpad têm ótima construção, além da tela de excelente qualidade, que juntas fazem de todo o conjunto algo bastante atraente.

Teclado e touchpad

Não recebemos especificações detalhadas da construção do teclado e touchpad desse notebook da MSI, e nem o site oficial entra em detalhes, mas posso afirmar que esses elementos são de qualidade e proporcionam conforto no uso.  

As teclas, com retroiluminação na cor branca, são espaçadas e existe até mesmo um teclado numérico, algo muito bem-vindo e que tem se tornado cada vez mais ausente em modelos que focam em tamanhos menores. O touchpad é bem grande e o dedo desliza muito bem. Eu sou usuário hardcore de PC de mesa, então mouse pra mim é essencial, mas consegui usar o pad do MSI Prestige 16 AI+ Evo com tranquilidade.

Com um Intel Core Ultra 9 285H, você consegue desempenhar bem qualquer tarefa.

Raphael Giannotti
Continua após a publicidade

Portas e conectividade

Como a maioria dos Copilot+ PCs, esse modelo da MSI também oferece poucas portas USB. As duas portas USB-C Thunderbolt 4 (com suporte a DisplayPort e carregamento), USB 3.2 Gen 2 e HDMI 2.1 ficam na parte de trás do notebook. Em um dos lados, temos um leitor de cartão, RJ 45 e conector de áudio. A escolha pelas principais conexões na parte de trás é algo positivo, já que não fica nada à mostra nas laterais. Mesmo assim, são poucas portas.

Em termos de conectividade, ele conta com o que existe de mais rápido. Wi-Fi 7 e Bluetooth 5.4 garantem o máximo de transferência de dados pela internet e entre dispositivos sem fio.

Continua após a publicidade

Tela e som

Esta linha de notebooks conta com um modelo com tela OLED, mas o que recebemos é equipado com painel IPS. Porém é uma tela de alta qualidade com resolução QHD+ (2560x1600). As cores são muito vivas e eu até achei que era OLED a princípio, tamanha a qualidade da imagem. Não existem informações se a MSI fez ajustes próprios nesse painel.

Por outro lado, ele é limitado a 60 Hz. Os Copilot+ PC que tive a oportunidade de testar, todos têm essa taxa de atualização de imagem. Mas algo negativo nesse caso é que o tempo de resposta não é bom, existe um certo atraso, e você percebe isso principalmente quando está usando uma tela bem superior, como um modelo da Alienware com painel QD-OLED e 240 Hz e 1 ms de tempo de resposta que tenho usado ultimamente aqui.

Em relação ao som, o MSI Prestige 16 AI+ Evo tem dois alto falantes de 2w, suficientes para entregar uma qualidade de som ok e com bom volume, principalmente em cima de uma mesa por conta da propagação do som. O som é limpo e não existem distorções.

Continua após a publicidade

Especificações

É aqui que esse notebook da MSI brilha. O Intel Core Ultra 9 285H faz toda a diferença. É um processador de 16 núcleos sem hyper-threading, divididos em 6 de performance, 8 eficientes e 2 de baixo consumo. Seu clock máximo é de 5,4 GHz e ele conta com 24 MB de cache. Ele opera com TDP base de 45w, mas chega a 115W quando exigido. 

Essa CPU é equipada também com gráficos integrados, Arc 140T baseada em Xe², com 8 núcleos Xe e suporte a ray tracing, além da NPU para IA, tecnologia que faz toda a diferença em um Copilot+ PC. O resto da configuração do modelo que recebemos conta ainda com 32 GB de memória LPDDR5X-8533 de altíssima velocidade, mas ela é soldada dentro do processador. Ou seja, nada de upgrade nesse aspecto aqui.

Especificações completas do MSI Prestige 16 AI Plus Evo

Continua após a publicidade
  • CPU: Intel Core Ultra 9 285H (16 núcleos)
  • GPU: Arc 140T (8 núcleos Xe² a 2.35 GHz)
  • RAM: 32 GB LPDDR5X-8533 (soldado)
  • Armazenamento: 1 TB SSD NVMe PCIe Gen 4 (mais um slot para expansão)
  • Tela: 16 polegadas IPS, QHD+ (2560x1600), 60 Hz
  • Webcam: 5 MP (30fps@1944p), com redução de ruído 3D
  • Conectividade: 802.11 be Wi-Fi 7 e Bluetooth v5.4
  • Conexões: leitor de cartão SD, HDMI 2.1, RJ45, USB-A 3.2 Gen 2, 2x USB-C Thunderbolt (DisplayPort e energia)
  • Bateria: 99,9 Whr (4 células)
  • Carregador: (100W)
  • Dimensões: 358,4 x 254,4 x 16,85-18,95 mm
  • Peso: 1,5 kg

Recursos extras

O MSI Prestige 16 AI+ Plus Evo conta com sensores de proximidade, então a tela reage conforme a presença do usuário, desligando a tela com a ausência da pessoa. E falando nisso, a câmera consegue focar no seu rosto durante as videochamadas; com ajustes via IA, é possível ter uma imagem mais limpa com redução de ruídos.

Com o Windows Hello, é possível desbloqueá-lo com o rosto, ou também com a digital, o que é sempre bem-vindo. Caso queira usar o PIN tradicional também, a opção está lá. Com o MSI AI Engine, um software que já vem no notebook, é possível fazer ajustes interessantes em diferentes aspectos, como na bateria, por exemplo, fazendo com que o uso da máquina gaste menos energia.

Continua após a publicidade

Infelizmente, toda essa potência e elegância ainda não tem prazo para chegar ao Brasil

Raphael Giannotti

Bateria e temperatura

Aqui temos um resultado interessante, e ele está atrelado mais à eficiência do Core Ultra 9 285H do que à capacidade em si potência da bateria. Como a maioria dos Copilot+ PCs, o MSI Prestige AI+ Evo também faz bonito na autonomia de bateria. No uso normal do dia a dia, considerando 8 horas diariamente, você normalmente precisará carregá-lo somente no terceiro dia de uso.

Continua após a publicidade

Em nosso teste feito no Procyon, em que é simulado o uso do notebook com tarefas diferentes até exaurir a bateria, foi possível atingir quase 17 horas, que é equivalente a dois dias de trabalho normais. O teste é mais intenso, drena mais a bateria, mas em minha experiência foi possível chegar a cerca de 20 horas de autonomia, mesmo com videochamadas breves de vez em quando.

A MSI promete 25 horas de bateria ao reproduzir vídeos em 1080p, mas isso no modelo equipado com um Core Ultra 7 256V, 512 GB de armazenamento e 16 GB de RAM. Não foi divulgado qual a duração da bateria desse modelo que recebemos em testes internos da empresa.

Esse notebook da MSI conta com um sistema de refrigeração de uma fan somente. Geralmente, esse é o padrão em modelos que só contam com um chip, que é o caso aqui, já que não existe uma GPU dedicada. A temperatura máxima registrada foi de 84 graus ao rodar o teste Time Spy Extreme, que é uma situação extrema, longe dos 110 graus de limite térmico.

Continua após a publicidade

Apesar de ser uma temperatura bem abaixo do limite térmico, ela poderia ser melhor com um sistema de refrigeração com uma fan adicional, pelo menos. Isso nos leva a crer que em regiões mais quentes do Brasil, esse número pode subir facilmente. E aqui vale uma observação: essa temperatura foi alcançada em um dia com um friozinho de Curitiba.

Desempenho

Na linha HS, o Core Ultra 9 285HS é o modelo topo de linha. Um processador de 16 núcleos com a arquitetura mais recente da Intel, Arrow Lake, que oferece alto desempenho tanto em single-thread, em aplicações que fazem uso de um núcleo, mas principalmente em multi-thread.

Continua após a publicidade

Produtividade

Nessa bateria de testes, rodamos diversas aplicações que fazem uso intenso do processador simulando trabalhos como edição de foto e vídeo, além de testes de estresse com um núcleo e todos. O Intel Core Ultra 9 285H se saiu muito bem, superando todos os outros modelos de notebooks com mais foco em IA que já testamos aqui.

Inteligência Artificial

Continua após a publicidade

A bateria de testes com IA trouxe resultados curiosos. O Core Ultra 9 285H não consegue superar um Core Ultra 7 155H, CPU mais fraco e de geração passada. Não foi possível identificar algum tipo de anomalia acontecendo nesses testes, então fica difícil de entender o que aconteceu aqui.

Games

Rodamos o teste Night Raid do 3DMark, voltado para processadores com gráficos integrados mobile, para saber o potencial dessa CPU em jogos, embora esse não seja o foco desse tipo de notebook. Mesmo assim, o Intel Core Ultra 9 285H se mostrou muito promissor com o sua iGPU Arc 140T, assumindo a liderança em nossos testes.

Eu cheguei a brincar em alguns jogos mais pesados, como Marvel's Spider-Man, e foi possível chegar próximo de 60 FPS com o jogo rodando em 1600p, preset alto, mas com o uso do upscaling Intel XeSS. A experiência foi bem fluída e poderia ser melhor se a tela tivesse mais Hz e tempo de resposta menor.

Em jogos pesados, mas de anos atrás, essa CPU dá conta brincando. Jogo competitivos também não são um problema para esse modelo, embora esse tipo de jogo em 60 FPS não é o mais ideal. Ou seja, ainda dá para brincar nele depois de um dia de trabalho.

Armazenamento

Com suporte a PCIe 5.0, o SSD de 1 TB padrão do MSI Prestige AI Plus Evo entregou altas velocidade de escrita e leitura. No uso do dia a dia, isso se reflete em mais produtividade, porque o notebook realmente inicia o sistema e abre tudo muito rápido.

Concorrentes

Como este modelo de notebook da MSI não está disponível no Brasil, fica difícil indicar concorrentes. Outro agravante é a baixíssima oferta de notebooks com um Intel Core Ultra 9 285H, mas temos dois modelos interessantes, bem potentes, mas com preços acima de R$ 10.000 para indicar.

O primeiro deles é o ASUS Zenbook 14, notebook pequeno, com tela OLED de 14 polegadas e equipado com um Core Ultra 9 285H. Ele conta ainda com 32 GB de memória LPDDR5X de alta velocidade, e 1 TB de SSD PCIe 4.0. A Samsung promete até 18h com sua bateria de 65 Wh. Esse modelo está saindo por R$ 15.900 e não tem boa disponibilidade.

Compre o ASUS Zenbook 14 OLED

A segunda opção é o Samsung Galaxy Book4 Ultra, um notebook premium equipado com um Core Ultra 9 185H, antecessor da CPU do notebook do MSI, mas oferece ainda uma RTX 4070, excelente para jogos. Ele também conta com 32 GB de memória LPDDR5X e 1 TB de SSD PCIe 4.0. Esse modelo conta ainda com uma tela AMOLED, resolução 2880x1800 sensível ao toque e está saindo por cerca de R$ 12.500 à vista.

Compre o Samsung Galaxy Book4 Ultra

Vale a pena comprar o MSI Prestige 16 AI+ Evo?

Essa é uma pergunta difícil de responder por conta da indisponibilidade desse modelo no Brasil. O mesmo notebook, mas com um Core Ultra 9 185H, pode ser encontrado por mais de R$ 20.000 no varejo nacional. Com isso em mente, é possível que o novo modelo chegue por aqui custando até mais, algo totalmente fora da realidade.

Nos EUA, esse modelo tem saído por cerca de US$ 1.500. Caso tenha a oportunidade de comprá-lo lá fora, até indico, já que estamos falando de um notebook realmente potente, muito bem construído, confortável e elegante. Com um Core Ultra 9 285H, não tem o que você não consiga fazer em termos de processamento. E aliado à alta duração de bateria, algo proporcionado também pela CPU e otimizações da MSI, ele se torna ainda mais atraente.