Publicidade

Streaming: o consumo de conteúdo digital e a relação com o mercado de notebooks

Por| 07 de Setembro de 2020 às 15h10

Link copiado!

@viktortheo/Unsplash
@viktortheo/Unsplash

Por Luciano Beraldo*

Dinâmico, criativo e versátil, o mercado de entretenimento digital está em constante transformação. Mais do que acompanhar padrões de comportamento da sociedade, este setor cria tendências de consumo por meio de seus dispositivos e recursos. Em um momento em que a população se viu impossibilitada de desfrutar de tradicionais atividades de lazer, como ir ao cinema, bares ou restaurantes, as plataformas de entretenimento online alcançaram um novo nível de interesse entre as pessoas, que passaram a investir ainda mais em serviços de streaming de vídeo, áudio ou jogos eletrônicos. E, em uma análise mercadológica, é possível notar que este crescimento está conectado ao mercado de notebooks.

O estudo “Impacto nos hábitos de compra e consumo”, realizado pelo Opinion Box e divulgado neste mês de agosto, apresenta informações interessantes sobre o consumo de conteúdo durante este período atípico que vivemos. De acordo com a pesquisa, 21% dos entrevistados começaram a investir mais em streaming de vídeo, aumentando a quantidade de serviços contratados ou expandido o plano que já assinava. Em relação aos jogos online, o crescimento é ainda maior, de 41%, enquanto o índice alcança 20% em streaming de áudio.

Continua após a publicidade

Diante deste cenário de consumo digital, o notebook teve reforçada a sua importância na rotina das pessoas. Prova disso é que, segundo o painel semanal de varejo da GfK, o mercado de notebooks registrou crescimento de 16% nas vendas entre a segunda quinzena de março e a primeira semana de junho deste ano. E isso, claro, é resultado de uma combinação de fatores.

Além de ser um dos pilares para o sistema de trabalho remoto que muitas empresas aderiram, o notebook é também um centro de convergência das opções de entretenimento digital e uma alternativa de lazer para o público infantil. Não à toa, 74% dos entrevistados para o levantamento do Opinion Box afirmaram que as crianças estão passando mais tempo em frente a notebooks, smartphones e Smart TVs neste período. Em um mesmo dispositivo, é possível assistir a filmes, séries, shows, desenhos animados, ouvir música, acompanhar transmissões esportivas e curtir jogos eletrônicos que exigem alto nível de performance. Há, também, a opção dos tradicionais computadores em formato desktop, com estruturas fixas e monitores de grandes proporções para maior nível de imersão no conteúdo.

Para que as pessoas desfrutem de uma experiência de alto nível durante o consumo de conteúdo ou jogando, é fundamental que as fabricantes invistam cada vez na ampliação de seus portfólios, disponibilizando produtos em diferentes faixas de preço para atender as demandas de variados perfis de usuários, mas sempre considerando alguns fatores básicos, como: processador de alto desempenho, boa capacidade de memória RAM e armazenamento, tela com imagens de alta qualidade, além de placas de vídeo potentes em dispositivos desenvolvidos para gaming e edição de imagens.

Outro aspecto fundamental, já mencionado em outro artigo publicado por mim aqui no Canaltech, está na capacidade de o notebook oferecer uma experiência de multiconectividade. Neste contexto de intensificação do consumo de conteúdo digital, as pessoas têm apresentado um comportamento multitela, conectando dispositivos como notebooks, smartphones, tablets e Smart TVs para usufruir de uma experiência única. Alguns exemplos práticos são o espelhamento do notebook na Smart TV, para assistir a um filme, uma série ou jogar, ou então o espelhamento do smartphone no notebook, para editar fotos, vídeos ou controlar aplicativos com maior espaço de visibilidade.

Continua após a publicidade

A expectativa é de que mesmo com a reabertura gradual de parques, shoppings, bares e restaurantes, as pessoas mantenham um índice maior de consumo de conteúdo online e sigam neste processo de aceleração digital.

*Luciano Beraldo é gerente sênior da área de notebooks da Samsung Brasil