Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual é o melhor Lenovo IdeaPad para comprar em 2024?

Por| Editado por Léo Müller | 01 de Fevereiro de 2024 às 14h20

Link copiado!

Victor Lenze/Canaltech
Victor Lenze/Canaltech

A linha Lenovo IdeaPad disponibiliza diversos modelos de notebooks, desde os mais simples até os mais avançados. Há até mesmo uma subdivisão chamada IdeaPad Gaming, com modelos voltados para jogos e usuários entusiastas.

Nós criamos uma lista com quatro modelos que indicamos como os melhores notebooks que você pode comprar atualmente. Felizmente, todos já são equipados com processadores Intel de 12ª geração. Nossa lista conta com modelos mais simples e baratos, mas também inclui uma opção para gamers e profissionais que precisam de uma máquina mais poderosa.

Melhor notebook Lenovo para estudar: IdeaPad 1i 83AF0007BR

Continua após a publicidade

Este modelo é o mais barato de nossa lista, e é equipado com um processador Intel Core i3-1215U, 4 GB de memória RAM e SSD de 256 GB. São especificações básicas, mas que atendem a qualquer usuário que precisa de uma máquina simples e barata, seja para estudar ou trabalhar com tarefas leves.

O destaque desta configuração é o processador, que, apesar de simples, tem arquitetura moderna, com 6 núcleos e 8 threads. Esse chip permite que a máquina seja ágil para tarefas do dia a dia, assim como bem econômico. Por isso, usuários que precisam utilizar o notebook na bateria devem tirar bom proveito deste modelo.

Falando do resto da configuração, são 4 GB de memória RAM e 256 GB de SSD. Isso significa que a máquina é limitada quanto à capacidade de multitarefa. O ideal é que o usuário deixe aberto somente o app que estiver utilizando. O armazenamento é básico, mas supre as necessidades de usuários que lidam com arquivos de texto.

Continua após a publicidade

Pelo que percebi, não ficou claro se há possibilidade de expansão. Portanto, caso você tenha interesse em adquirir este modelo, eu sugiro entrar em contato com a Lenovo para averiguar essa informação, pois um notebook limitado a essa quantidade de memória e armazenamento poderá ter sua longevidade comprometida.

A tela do IdeaPad 1i 83AF0007BR tem 14 polegadas, com resolução HD e painel TN. As cores não possuem boa definição e o ângulo de visão não é bom. Para reduzir a distorção de cores, o usuário precisa ficar diretamente na frente do equipamento. Também não espere boa qualidade de imagem para filmes e séries. Dá para assistir, mas a qualidade é baixa. O notebook é bem leve, tendo apenas 1,4 kg.

Melhor notebook Lenovo para trabalhar: 1i 83AF0008BR

Continua após a publicidade

O modelo 1i 83AF0008BR é equipado com um processador Intel Core i5-1235U, 8 GB de memória RAM e SSD de 256 GB. Essa configuração é ideal para profissionais que precisam de um notebook potente para atividades do dia a dia, assim como executar aplicativos de escritório com rapidez. O Core i5-1235U tem 10 núcleos e 12 threads, e é um chip econômico, o que deve auxiliar na autonomia de bateria do equipamento.

Os 8 GB de RAM permitem que o usuário possa manter alguns aplicativos abertos, sem que o sistema fique sobrecarregado. Isso é importante para uma boa capacidade de multitarefa, já que indicamos este notebook para profissionais. A máquina dá conta de manter várias abas do navegador abertas, além de outros aplicativos de comunicação. Se você achar que vai precisar de mais memória com o passar do tempo, deve consultar a possibilidade de poder expandir a RAM da máquina.

A tela é a mesma do modelo anterior, com 14 polegadas e resolução HD. Sendo assim, por mais que este modelo seja bom para profissionais com foco em atividades de escritório, ele não vai atender a nenhum perfil de usuário que precisa de uma tela com cores realistas. O painel TN possui cores lavadas e baixo nível de contraste. Por isso, o equipamento não é uma boa opção para quem precisa editar vídeos e imagens com base na precisão de cores.

Continua após a publicidade

O 1i 83AF0008BR é tão leve quanto o modelo com Core i3, e tem webcam HD, que funciona como um bom quebra galho para usuários que realizam videoconferências. O modelo também pode rodar jogos leves. Mas vale ressaltar que ele tem placa de vídeo integrada, então a jogabilidade poderá ser afetada, dependendo do título.

Melhor notebook Lenovo 2 em 1: IdeaPad Flex 5i

Continua após a publicidade

O IdeaPad Flex 5i é o modelo híbrido de nossa lista. Ele tem tela sensível ao toque e abertura de 360º, para funcionar como um notebook e também como um tablet. O modelo é equipado com um processador Intel Core i5-1235U, o mesmo do notebook que citamos anteriormente. Esse chip combina ótimo desempenho e boa eficiência energética. Dessa maneira, o usuário terá um equipamento veloz e com boa autonomia.

A configuração básica é completada com 8 GB de memória RAM e SSD de 256 GB. Isso significa que o dispositivo oferece as mesmas possibilidades do modelo anterior, podendo atender a profissionais com foco em aplicativos de escritório.

No entanto, o IdeaPad Flex 5i vai além. Ele tem tela de 14 polegadas, com painel IPS e resolução Full HD. Essa tela tem qualidade muito superior à dos modelos anteriores. Essa máquina já atende a profissionais da área de design, pois oferece cores vivas e mais realistas, com pouca distorção. O ângulo de visão é bem superior, o que permite que a qualidade de imagem se mantenha, mesmo que o usuário olhe para tela sem estar exatamente na frente do notebook.

É claro que, se o foco do profissional for edição de vídeos e imagens pesadas, recomendamos um equipamento com placa de vídeo dedicada. Gráficos integrados são um bom quebra galho em projetos mais simples.

Continua após a publicidade

A tela IPS deste modelo também vai servir muito bem aos usuários que vão assistir a filmes e séries com frequência neste dispositivo. A qualidade ainda não chega perto da de telas OLED, mas é muito mais satisfatória do que em telas com painel TN. Sem falar que a resolução Full HD oferece imagens com nitidez bem superior que a HD para todo tipo de atividade, desde a leitura de páginas web até a visualização da interface do sistema.

Assim como o modelo anterior, o IdeaPad Flex 5i também é bom para jogos leves. E falando em leveza, o modelo tem apenas 1,5 kg. Por isso, ele é uma ótima opção para usuários com foco em mobilidade. Além disso, ele possui uma porta Thunderbolt 4 de alta velocidade, tem teclado retroiluminado e ainda é compatível com a caneta E-Color Lenovo, que pode ser adquirida separadamente.

Com o uso da caneta stylus E-Color Lenovo, o usuário tem produtividade melhorada para fazer anotações e esboços de projetos, usando o dispositivo como tablet.

Continua após a publicidade

Melhor notebook Lenovo para jogos e tarefas pesadas: IdeaPad Gaming 3i 82UJ0002BR

O modelo Gaming 3i 82UJ0002BR é o mais avançado de nossa lista. Ele é equipado com um processador Intel Core i7-12650H, com 10 núcleos e 16 threads. Além disso, ele possui 32 GB de memória RAM e SSD de 1TB.

O chip i7-12650H oferece ótimo desempenho para todo tipo de atividade, de jogos a tarefas com foco em produtividade. Se você precisa de um baita notebook para trabalhar executando software pesado ou manter diversos aplicativos e abas do navegador abertos simultaneamente, este modelo deverá suprir totalmente as suas necessidades. O processador oferece excelente capacidade para multitarefa, aliado aos 32 GB de memória RAM.

Continua após a publicidade

O armazenamento do Gaming 3i 82UJ0002BR permite guardar grandes quantidades de arquivos, além da instalação de programas pesados e jogos. O modelo é equipado com a placa de vídeo RTX 3050, que, apesar de ser de entrada, permite rodar games recentes em Full HD, com qualidade decente.

A RTX 3050 também é uma boa opção de placa de vídeo barata para a edição de vídeo e imagens, além de modelagem 3D. Aliás, a tela do dispositivo tem 15,6 polegadas, tem resolução Full HD e utiliza um painel IPS, que tem boa qualidade de imagem até para profissionais da área de design.

Como o Gaming 3i 82UJ0002BR é o modelo mais avançado de nossa lista, ele também é o mais pesado, com 2,3 kg. Esse peso não chega a passar da média, mas não é muito indicado para quem precisa carregar o notebook a pé com muita frequência.