Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Por que o notebook Lenovo IdeaPad 3 Ryzen 5 vende tanto?

Por| Editado por Léo Müller | 26 de Abril de 2023 às 11h11

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech

O Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 equipado com o processador AMD Ryzen 5 5500U e sistema operacional Linux está entre os notebooks mais vendidos no mercado nacional. A máquina tem um visual elegante e construção decente para sua categoria, e atrai, principalmente, os usuários intermediários que não querem gastar muito em um notebook com bom desempenho.

O fato de ser bastante procurado, mesmo sem vir com o Windows instalado por padrão, comprova que se trata de um notebook custo-benefício visado por usuários que têm certa experiência com computadores. São consumidores que sabem o que procuram, e não se intimidam com sistemas operacionais menos populares.

Mas será que o IdeaPad 3 82MFS00100 Ryzen 5 com Linux é bom mesmo? Se você quiser saber porque esse notebook vende tanto, confira tudo sobre ele logo a seguir!

Continua após a publicidade

🛒 Compre o Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 no Magalu

🛒 Compre o Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 no Zoom

🛒 Compre o Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 na Amazon

Pontos positivos do IdeaPad 3 82MFS00100

Continua após a publicidade

Design, Construção e Conectividade

O IdeaPad 3 82MFS00100 tem chassi todo feito em plástico, que imita aço escovado. Apesar de não ser um design original, não podemos negar que o notebook é bonito, mesmo sendo simples. A qualidade de sua construção está dentro dos padrões para um dispositivo de sua categoria. O plástico do chassi é bem rígido e passa sensação de segurança.

A tampa do notebook conta com uma dobradiça única, que toma quase toda a extensão da base do produto. Essa dobradiça é forte até demais, impedindo que a tampa seja aberta com apenas uma mão. A logo da Lenovo aparece na tampa e na parte interna do notebook, exatamente na posição e direção.

Continua após a publicidade

Na parte de baixo, o notebook possui muitas entradas de ar. E mesmo que não tenha saídas de ar na parte de cima, junto ao teclado, o dispositivo consegue se manter frio e silencioso. Mesmo com a CPU em estresse, o notebook não esquentou. Poucos notebooks dessa categoria se comportam dessa maneira quando estão sob stress.

Falando sobre conexões, o IdeaPad 3 82MFS00100 conta com:

Continua após a publicidade
  • 1 USB-A 2.0;
  • 1 USB-A 3.2 Gen 1;
  • 1 USB-C 3.2 Gen 1;
  • 1 slot para cartões de memória SD;
  • 1 saída HDMI 1.4b;
  • 1 entrada híbrida para fones de ouvido e microfone;
  • 1 conector de energia.

Na minha opinião, só faltou mesmo uma entrada RJ45 para rede cabeada. Não é em todo lugar que a rede sem fio é estável o suficiente para deixarmos o cabo de lado. Fora isso, o notebook é compatível com redes Wi-Fi 802.11ac (dual-band 2,4 GHz e 5,0 GHz) e Bluetooth 5.0.

Para quem precisa de mobilidade, ele não é tão pesado, considerando seu tamanho. Seu peso é de aproximadamente 1,7 kg.

Continua após a publicidade

Configuração e desempenho

O IdeaPad 3 82MFS00100 é equipado com um processador AMD Ryzen 5500U, que tem 6 núcleos e 12 threads, em conjunto com 8 GB de memória RAM e um SSD NVMe de 256 GB. A placa de vídeo integrada é uma AMD Radeon RX Vega 7 (4000/5000).

O dispositivo parece não suportar a expansão do armazenamento, deixando espaço apenas para o upgrade de memória RAM. A quantidade máxima de memória RAM suportada é de 12 GB. Sendo assim, se o usuário precisar de mais espaço terá que recorrer a um SSD portátil.

Continua após a publicidade

O chip Ryzen 5 5500U é muito eficiente, conseguindo oferecer bom desempenho para atividades do dia a dia, aplicativos de escritório, software mais pesado, como os de modelagem 3D e edição de imagens e vídeos, e até mesmo jogos. Não é uma máquina para quem trabalha com essas tarefas mais pesadas, mas quebra o galho em projetos simples.

O IdeaPad 3 82MFS00100 tem placa de vídeo integrada, mas que consegue rodar alguns jogos com boa qualidade. Eu consegui jogar Dirt Rally em Full HD, com a qualidade gráfica no médio e média de 46 fps. Parece pouco, mas o VSync estava ativado, e o game ficou com ótima fluidez, sem engasgos ou travamentos. Se o notebook viesse com um Linux mais moderno (ver tópico sobre Usabilidade), com um kernel atualizado, poderia oferecer desempenho superior.

Continua após a publicidade

Os 8 GB de memória RAM são suficientes para um notebook custo-benefício dessa categoria. Mas o processador pode lidar tranquilamente com muitos aplicativos – ou abas do navegador – abertos ao mesmo tempo. Então, caso o usuário expanda a memória para a quantidade máxima suportada pela máquina, poderá estender a vida útil do dispositivo sem gastar muito.

Pontos negativos do IdeaPad 3 82MFS00100

Usabilidade

A usabilidade é o ponto negativo de maior importância nesse notebook. Isso porque o dispositivo vem com o Satux Linux instalado. Pelo que percebi, essa distribuição é utilizada somente pela CCE e Lenovo em alguns de seus produtos.

Continua após a publicidade

A distro é baseada no Debian estável, e usa o Gnome como ambiente gráfico, mas em uma versão antiga, lançada em 2021. Vi relatos de usuários que nem conseguiram atualizar o sistema. De fato, eu também não consegui atualizar o Satux Linux utilizando o gerenciador de pacotes padrão. Essa tarefa só foi possível depois que eu instalei o Synaptic, que é bastante intuitivo.

O Gnome está longe de ser um ambiente gráfico intuitivo para usuários menos experientes. Até usuários acostumados com sistemas Linux podem ter dificuldades para mexer no IdeaPad 3 82MFS00100 com o Satux. O interessante é que, aparentemente, a Lenovo também lança notebooks com distribuições mais populares e avançadas, como o Ubuntu e o Fedora.

O Satux Linux não é só complicado de usar. Ele utiliza kernel e pacotes LTS (long-term support), que só recebem atualizações de segurança. Isso é importante em máquinas mais antigas, mas pode impactar negativamente no desempenho de PCs com hardware mais recente. Além disso, pode dificultar a instalação de pacotes populares, compatíveis com empacotamentos Snap e Flatpak.

Continua após a publicidade

Eu consegui ativar o suporte para pacotes Flatpak no Satux com certa dificuldade. De todo modo, não consegui integrar esse suporte à loja de apps do sistema. Sendo assim, só foi possível instalar pacotes como Microsoft Edge, WhatsApp Desktop, Steam, Slack, Lutris e Spotify por meio do portal do Flatpak.

Minha sugestão para quem estiver interessado em comprar esse notebook é retirar o Satux e instalar uma distro Linux mais moderna e intuitiva (PCLinuxOS, Mint Cinnamon, ZorinOS, PopOS!, entre outras). Outra opção é formatar a máquina e instalar o Windows 10 ou 11, caso o usuário tenha a licença do SO da Microsoft.

Continua após a publicidade

A última crítica para o Satux Linux fica por conta da rede Wi-Fi do dispositivo. Em meus testes, a conexão sempre cai quando conectada a uma rede de 5 GHz. Quando passei a usar a rede de 2,4 GHz, a estabilidade melhorou. Isso pode ser um problema de driver desatualizado.

Tela

O IdeaPad 3 82MFS00100 tem tela de 15,6 polegadas, um tamanho adequado para praticamente qualquer usuário de notebook. A resolução é Full HD (1920 x 1080 pixels), que também é boa para a maioria das tarefas.

O problema da tela fica por conta do painel TN, que possui cores lavadas e baixo nível de contraste. O ângulo de visão desse tipo de painel também é ruim. Isso significa que as cores distorcem ainda mais, caso o usuário não fique exatamente de frente para o dispositivo, ou incline a tela para cima ou para baixo.

Isso pode atrapalhar quem for usar o notebook para editar imagens e precise de alta fidelidade de cores. Em filmes e séries, a qualidade da tela é regular, e deve agradar usuários menos exigentes.

Bateria

O IdeaPad 3 82MFS00100 tem bateria com 38 Wh, que eu considero uma capacidade baixa para um notebook com esse nível de desempenho. Editando texto do Google Docs e vendo alguns vídeos no YouTube, eu consegui usar o notebook por cerca de 3 horas e meia. Eu acredito que esse tempo será melhorado com a instalação de um sistema operacional mais moderno do que o Satux Linux.

A fonte tem potência de 65 W e consegue carregar a bateria do dispositivo com bastante rapidez.

O IdeaPad 3 82MFS00100 é um ótimo notebook custo-benefício, mas você vai precisar de outro sistema operacional

De acordo com minha experiência, ficou claro que o IdeaPad 3 82MFS00100 é uma ótima opção de notebook custo-benefício, principalmente por causa do processador AMD Ryzen 5500U. Esse chip oferece ótimo desempenho, até mesmo para usuários mais avançados, que usam muitos aplicativos abertos ao mesmo tempo.

O dispositivo tem visual simples, mas bem agradável, tem boa construção, tela Full HD, teclado com pad numérico e webcam com tampa.

Seus pontos negativos são a tela com painel TN, a bateria e o sistema operacional que vem pré-instalado, neste caso, o Satux Linux. Mesmo assim, eu acho que o notebook vale a pena por conseguir executar muito bem tarefas do dia a dia e aplicativos de escritório, além de rodar alguns games populares com qualidade decente.

Mas eu recomendo fortemente que o usuário interessado no IdeaPad 3 82MFS00100 esteja preparado para instalar outra distribuição Linux na máquina, ou mesmo o Windows.

Esses são justamente os motivos pelos quais esse notebook é um sucesso de vendas. Ele oferece desempenho acima da média para sua faixa de preço. O valor mais em conta se deve, em grande parte, ao fato de o dispositivo vir com o Linux pré-instalado no lugar do Windows.

🛒 Compre o Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 no Magalu

🛒 Compre o Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 no Zoom

🛒 Compre o Lenovo IdeaPad 3 82MFS00100 na Amazon