Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Patente da Apple indica Face ID em Macs para desbloqueio de tela

Por| 12 de Abril de 2019 às 14h50

Link copiado!

Patente da Apple indica Face ID em Macs para desbloqueio de tela
Patente da Apple indica Face ID em Macs para desbloqueio de tela

Pode ser apenas uma questão de tempo até que a Apple inclua o Face ID em seus computadores. Uma patente divulgada nesta sexta-feira (12) demonstra como um Mac poderia utilizar sua câmera para despertar ao reconhecer o rosto de um determinado usuário.

A tecnologia funcionaria enquanto o Mac está em modo de suspensão. De acordo com o documento, o computador conseguiria permanecer em modo de espera enquanto tenta descobrir se há algum rosto em exibição. Ao detectar uma pessoa, ele executa o reconhecimento facial antes de acordar completamente. O procedimento dispensa a necessidade da digitação de senhas.

A função provavelmente seria adicionada ao recurso Power Nap, que permite a um Mac realizar certas atividades em modo de repouso. A patente foi divulgada hoje pelo site Patently Apple, mas o documento foi entregue ao US Patent and Trademark Office ainda em 2017.

Continua após a publicidade

Na patente, o Face ID reconheceria usuários por uma varredura de retina em vez de um mapa 3D do rosto. Este é um tipo de tecnologia usada apenas em alguns sistemas de segurança de ponta – durante o lançamento do iPhone X, a Apple reconheceu que seu recurso de detecção facial poderia ser enganado por gêmeos e até membros próximos da família, como crianças.

A empresa também cita no documento que dispositivos com a Touch Bar poderiam utilizar a barra como um sensor biométrico de scanner de retina.

Vale lembrar que patentes são apenas vislumbres do que as empresas estão desenvolvendo. A maioria das ideias não sai do papel. Na patente descoberta nesta sexta-feira, um argumento pode acabar afastando a Apple da tecnologia: um painel OLED sempre ligado (para reconhecer usuários) reduziria muito a duração da bateria, o que não deve agradar muitas pessoas.

A tecnologia de identificação facial está disponível nas versões mais recentes do iPhone e iPad. No ano passado, outra patente da Apple indicava uma tecnologia de Face ID em Macs que possibilitava o controle da máquina por gestos detectados pela câmera.

Continua após a publicidade

Fonte: 9TO5Mac