Patente da Apple indica Face ID em Macs para desbloqueio de tela

Por Thaís Augusto | 12 de Abril de 2019 às 14h50
Tudo sobre

Saiba tudo sobre iPhone X

Ficha técnica

Pode ser apenas uma questão de tempo até que a Apple inclua o Face ID em seus computadores. Uma patente divulgada nesta sexta-feira (12) demonstra como um Mac poderia utilizar sua câmera para despertar ao reconhecer o rosto de um determinado usuário.

A tecnologia funcionaria enquanto o Mac está em modo de suspensão. De acordo com o documento, o computador conseguiria permanecer em modo de espera enquanto tenta descobrir se há algum rosto em exibição. Ao detectar uma pessoa, ele executa o reconhecimento facial antes de acordar completamente. O procedimento dispensa a necessidade da digitação de senhas.

A função provavelmente seria adicionada ao recurso Power Nap, que permite a um Mac realizar certas atividades em modo de repouso. A patente foi divulgada hoje pelo site Patently Apple, mas o documento foi entregue ao US Patent and Trademark Office ainda em 2017.

Patentes da Apple revelam que empresa estuda novos recursos para Macs

Na patente, o Face ID reconheceria usuários por uma varredura de retina em vez de um mapa 3D do rosto. Este é um tipo de tecnologia usada apenas em alguns sistemas de segurança de ponta – durante o lançamento do iPhone X, a Apple reconheceu que seu recurso de detecção facial poderia ser enganado por gêmeos e até membros próximos da família, como crianças.

A empresa também cita no documento que dispositivos com a Touch Bar poderiam utilizar a barra como um sensor biométrico de scanner de retina.

Vale lembrar que patentes são apenas vislumbres do que as empresas estão desenvolvendo. A maioria das ideias não sai do papel. Na patente descoberta nesta sexta-feira, um argumento pode acabar afastando a Apple da tecnologia: um painel OLED sempre ligado (para reconhecer usuários) reduziria muito a duração da bateria, o que não deve agradar muitas pessoas.

A tecnologia de identificação facial está disponível nas versões mais recentes do iPhone e iPad. No ano passado, outra patente da Apple indicava uma tecnologia de Face ID em Macs que possibilitava o controle da máquina por gestos detectados pela câmera.

Fonte: 9TO5Mac

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.