Veja o que você pode fazer com a Touch Bar do novo MacBook Pro

Por Joyce Macedo | 27 de Outubro de 2016 às 19h30

Nesta quinta-feira (27), a Apple apresentou ao mundo a nova linha do MacBook Pro. Conforme esperado, uma das maiores novidades do notebook da Maçã é a chamada Touch Bar, uma tela sensível ao toque que chegou para substituir a linha superior de teclas físicas do teclado.

A novidade é bastante versátil, mas muita gente ainda não entendeu como ela funciona ou do que é capaz. Para começar, você precisa saber que a Touch Bar vai ocupar o lugar pertencia às teclas de função do MacBook (F1 a F12), usadas para ajustar o volume do alto-falante, pausar e reproduzir vídeos, entre outros recursos.

Essa linha de teclas agora deu lugar a uma tela multi-touch capaz de detectar simultaneamente até dez toques diferentes dos dedos do usuário. Além disso, ela também é equipada com o Touch ID, detector de impressões digitais da Apple.

O que dá pra fazer?

As funções da Touch Bar variam de acordo com o aplicativo que está sendo utilizado, e as velhas teclas de função também estão escondidas na área personalizável da pequena tela.

Trata-se de uma espécie de monitor secundário, o que significa que ele é capaz de exibir alguns gráficos. Se você estiver visualizando uma sequência de fotos, por exemplo, será possível ver algumas miniaturas na Touch Bar e navegar por ali mesmo enquanto elas são exibidas na tela principal.

Touch Bar

Imagem: Reprodução / Tech Crunch

O uso de emojis também é muito fácil, pois por padrão eles aparecem enfileirados de acordo com a frequência de uso, assim como acontece nos iPhones e iPads, mas também é possível percorrer por todos os desenhos disponíveis.

Navegando pelo Safari, a nova barra interativa mostra os seus sites favoritos se você estiver com uma nova aba vazia. Pequenas imagens das abas já abertas também aparecem na Touch Bar como uma espécie de pré-visualização.

No aplicativo de e-mail, é possível visualizar os botões usuais, tais como Responder, Responder a todos, e assim por diante. De acordo com as demonstrações da Apple, tudo funciona de uma maneira muito intuitiva.

A Apple já avisou que desenvolvedores de terceiros poderão tirar proveito do novo recurso e utilizá-los da melhor forma em seus próprios aplicativos. A Adobe, por exemplo, já mostrou que a próxima atualização do Photoshop estará pronta para aproveitar a barra sensível ao toque. Na nova versão do software será possível manipular paletas, layers e versões da mesma imagem usando apenas a Touch Bar. Apps da Microsoft, como Skype e Office também vão aproveitar a novidade.

Outra novidade é que o botão Power, que ficava localizado no canto superior direito do teclado, agora foi "atropelado" pela Touch Bar e substituído pelo Touch ID. Isso permitirá desbloquear o MacBook rapidamente por meio das impressões digitais, bem como alternar entre diferentes perfis. O recurso também poderá ser utilizado para validar compras realizadas com o Apple Pay.

Touch Bar

Imagem: Divulgação

Gostou da novidade? Conte nos comentários qual aplicativo você acha que poderia aproveitar muito bem a Touch Bar e facilitar a vida dos usuários.

Com informações do Tech Crunch