Publicidade

MacBook Air de 15" pode ter produção reduzida por baixa demanda

Por  • Editado por Wallace Moté | 

Compartilhe:
(Imagem: Divulgação/Apple)
(Imagem: Divulgação/Apple)
Macbook Air 15"

Fontes da indústria ouvidas pela agência de notícias DigiTimes sugerem que a demanda pelo MacBook Air de 15 polegadas atingiu números muito mais baixos que o esperado pela Apple, levando à redução do fornecimento de componentes. Segundo as informações, a procura teria sido 50% menor que a estimada pela gigante de Cupertino para julho, situação que já teria feito a empresa considerar a possibilidade de parar a produção do laptop por completo, ao menos temporariamente.

Apresentado durante a WWDC 2023, realizada no início de junho, o Macbook Air 15" foi a nova aposta da Maçã para atender a parcela do público que procura por um notebook fino e leve, mas não quer abrir mão de uma tela grande. Contrariando rumores antigos que indicavam que o aparelho inauguraria a terceira geração do Apple Silicon, a novidade chegou às lojas sendo exatamente o que o nome diz— uma versão maior do MacBook Air, mantendo o chip M2 e a maioria das especificações, incluindo a promessa de autonomia de até 18 horas.

Ao que parece, a proposta não foi suficiente para convencer os consumidores, conforme apontam fornecedores da gigante ouvidos pela DigiTimes. O relatório indica que o número de envios de unidades às lojas para o mês de julho teria sido 50% menor que o previsto, apesar de não haver detalhes mais específicos, com uma possível interrupção total da produção chegando a ser considerada.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

As fontes acreditam que o principal fator para a baixa demanda seja o atual cenário econômico global e, em particular, o desaquecimento do mercado de notebooks após as vendas de portáteis terem saltado drasticamente no período mais intenso da pandemia. Dito isso, é possível especular mais alguns fatores que podem ter colaborado para os resultados pouco animadores, com destaque para os preços.

O dispositivo tem preço inicial pouco acima do modelo tradicional de 13 polegadas, mas oferece nessa versão capacidade limitada de RAM (8 GB) e armazenamento (256 GB). Interessados em obter uma variante melhor dimensionada, com ao menos 16 GB de memória e 512 GB de armazenamento, precisam desembolsar valores quase similares aos cobrados por um MacBook Pro de 14 polegadas, com tela, som e processamento significativamente melhores.

De toda forma, é importante ter em mente que, ainda que a DigiTimes tenha certa credibilidade, só saberemos da real situação do MacBook Air de 15 polegadas quando a Apple divulgar seu próximo relatório financeiro trimestral, algo que não está longe de acontecer — a Maçã já confirmou que pretende realizar uma apresentação a investidores na próxima quinta-feira, 3 de agosto.

Fonte: DigiTimes, via WCCFTech