Publicidade

Lenovo tem primeiro Chromebook gamer mostrado em vazamento

Por  • Editado por  Wallace Moté  | 

Compartilhe:
Lenovo
Lenovo
Tudo sobre Lenovo

Reforçando rumores de que devemos ver máquinas gamer simples equipadas com ChromeOS nos próximos meses, o site Chrome Unboxed encontrou brevemente informações sobre o Lenovo IdeaPad Gaming Chromebook, dispositivo que pode ser o primeiro Chromebook gamer da gigante chinesa. Apesar do nome, a novidade não traz configurações potentes esperadas de um notebook para jogos, ainda que conte com alguns recursos que possam interessar ao público.

As informações obtidas pelo portal especializado em ChromeOS teriam sido encontradas na página de especificações de produtos da Lenovo, e incluem não apenas a ficha técnica completa do dispositivo, como também imagens e até um vídeo. Ao que parece, o IdeaPad Gaming Chromebook estrearia como uma variante do IdeaPad 5i Chromebook, primeiro notebook da marca a contar com configurações robustas e sair de fábrica equipado com o sistema operacional do Google.

Diferente do modelo já disponível no mercado, a versão gamer contaria com algumas modificações e recursos interessantes pensados para agradar o público interessado em jogar. A mudança mais óbvia é o visual, que deixa o cinza mais sóbrio da linha de lado em favor de um tom mais azulado, com listras em metade da tampa. Como é costume na categoria, o teclado empregaria retroiluminação RGB de 4 zonas, com teclado numérico incluso.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Uma melhoria muito bem-vinda estaria no som, que contaria com 4 speakers, em vez de apenas 2 como é visto no 5i tradicional. Complementando a experiência, ainda que não seja uma novidade, a tela IPS LCD de 16 polegadas traria resolução Quad HD e taxa de atualização de 120 Hz, proporcionando navegação mais fluida e beneficiando os games mais leves, que devem rodar com taxas de quadro mais elevadas no aparelho.

Fecha o pacote uma boa variedade de conexões, incluindo Wi-Fi 6, Bluetooth 5.1, duas portas USB-C, duas portas USB-A e leitor de cartões Micro SD. Ainda assim, a proposta "gamer" começa a ficar um pouco confusa quando analisamos o hardware equipado no Gaming Chromebook.

IdeaPad Gaming Chromebook trará chips Alder Lake

Mesmo que tenhamos chips Intel Alder Lake de 12ª geração, a linha utilizada é a mais básica Alder Lake-U, com consumo máximo de 15 W. Segundo as informações, teremos duas opções: um Intel Core i3 1215U, com 6 núcleos e 8 threads (2 P-Cores de alto desempenho + 4 E-Cores de alta eficiência) rodando a até 4,4 GHz, ou um Intel Core i5 1235U, de 10 núcleos e 12 threads (2 P-Cores + 8 E-Cores) também trabalhando a até 4,4 GHz.

Um dos pontos fortes, que pode ser o diferencial para o Chromebook, é a GPU integrada Iris Xe, que se mostrou promissora para jogos simples ou títulos reproduzidos em resoluções abaixo do Full HD. O Core i3 embarca 64 Unidades de Execução (EUs), ou 512 núcleos, rodando a até 1,1 GHz, enquanto o Core i5 oferece uma variante mais robusta com 80 EUs, ou 640 núcleos, a até 1,2 GHz.

Fora isso, os processadores seriam acompanhados de 8 GB de RAM e até 512 GB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe. Para dispositivos Windows, as opções seriam básicas, mais voltadas para ultrabooks e bem distantes do que se entende por notebook gamer. No entanto, para o ChromeOS, os componentes representam um dos conjuntos mais avançados para a categoria, que aliado à leveza do sistema pode resultar em uma boa experiência de gameplpay no fim das contas.

Continua após a publicidade

Vale destacar ainda que a proposta dos "Chromebooks Gamer" seria oferecer uma oportunidade para que estudantes — principal público desse tipo de dispositivo — pudessem aliar em um único aparelho os estudos e o lazer, sem precisar adquirir uma máquina dedicada para jogos. A ideia teria como pilares duas iniciativas que têm ganhado peso: a chegada da Steam ao ChromeOS e o streaming de jogos.

Dessa maneira, títulos mais simples poderiam ser reproduzidos diretamente do Chromebook, enquanto games mais pesados poderiam ser executados pela nuvem, em serviços como o Nvidia GeForce NOW e o Xbox Cloud Streaming. Ainda não se sabe quando a Lenovo irá oficializar o IdeaPad Gaming Chromebook, mas considerando os rumores cada vez mais frequentes e o material vazado, é provável que a novidade seja revelada em breve.

Fonte: Chrome Unboxed