Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Steam entra em fase de teste em alguns Chromebooks

Por| Editado por Bruna Penilhas | 16 de Março de 2022 às 14h35

Link copiado!

Divulgação/Valve
Divulgação/Valve

O Google anunciou que o Steam, loja digital de games da Valve, está disponível para teste em "Chromebooks selecionados". Quem revelou a novidade foi o diretor de produto do Google para jogos, Greg Hartell, durante o evento Google for Games Developer Summit.

Em uma breve menção, o executivo disse que “o Steam alpha [versão em testes iniciais, anteriores à fase beta] acaba de ser lançado” para o ChromeOS. Assista abaixo na íntegra, aos 14:00 (em inglês):

Continua após a publicidade

Ele pediu que os interessados ficassem atentos ao fórum oficial da comunidade, mas não foram publicados mais detalhes. Na página oficial, consta o seguinte:

“Olá, comunidade do Chromebook,Como você já deve ter ouvido, nossa equipe está trabalhando com a Valve para trazer a Steam para o Chrome OS. Estamos muito animados em compartilhar que lançaremos uma versão inicial da Steam no Chrome OS, com qualidade alfa, no canal Dev para uma pequena quantidade de Chromebooks em breve. Por favor, volte ao fórum para mais informações!”

A empresa não divulgou quais modelos poderão rodar o Steam, mas o site 9to5Google encontrou alguns aparelhos vasculhando o código-fonte do sistema; a maioria é das marcas Acer e Asus. Confira a lista completa de computadores, com seus respectivos codinomes:

  • Volta – Acer Chromebook 514 (CB514-1H)
  • Volet – Acer Chromebook 515
  • Voxel – Acer Chromebook Spin 713 (CP713-3W)
  • Delbin – ASUS Chromebook Flip CX5 (CX5500)
  • Drobit – ASUS Chromebook CX9 (CX9400)
  • Elemi – HP Pro c640 G2 Chromebook
  • Lindar – Chromebook da Lenovo não identificado
Continua após a publicidade

Além disso, o site descobriu quais serão as especificações técnicas necessárias para rodar a plataforma de jogos. No mínimo, o Chromebook precisa de um processador Intel Core i5 ou i7 de 11ª geração e 7 GB de memória RAM — configurações bastante elevadas para Chromebooks no geral.

Essa lista, no entanto, pode mudar ao longo do tempo; afinal, ainda é um programa em fase alpha. O 9to5Google afirma que achou evidências de que a Google está “testando o Steam em processadores Intel Core de 10ª geração mais antigos, bem como em chips da AMD”. Também há indícios de que a Nvidia está diretamente envolvida com o desenvolvimento do Steam para ChromeOS.

A primeira vez que a empresa afirmou que a loja estaria vindo para o sistema foi no início de 2020, e não houveram mais novidades desde então. Ainda não sabemos quais jogos rodarão no ChromeOS, nem como os desenvolvedores trabalharão com a plataforma.

Continua após a publicidade

Fonte: Google Support, The Verge (1, 2)