Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Corsair Voyager será primeiro notebook da marca com design AMD Advantage

Por| Editado por Wallace Moté | 23 de Maio de 2022 às 08h15

Link copiado!

Divulgação/Corsair
Divulgação/Corsair

Durante conferência na Computex 2022, a AMD revelou o Corsair Voyager a1600, notebook de alto desempenho que marca a estreia da fabricante no segmento. Pensado para ser uma verdadeira "central portátil de streaming", o aparelho embarca recursos únicos pensados para facilitar a vida de entusiastas e streamers, e foi desenvolvido como parte do programa AMD Advantage.

Corsair Voyager será o primeiro notebook da marca

Ao destacar o aumento da presença dos chips Ryzen entre os notebooks gamer, a AMD mostrou o Voyager, novo notebook gamer da Corsair, que divulgou mais detalhes logo em seguida. A companhia é conhecida por componentes e periféricos de alta performance, ainda que também produza desktops como o Corsair One, e o dispositivo marca a entrada da empresa no mercado de laptops.

Continua após a publicidade

O Voyager chegará exclusivamente equipado com as componentes da AMD, com processadores até o Ryzen 9 6900HS, de 8 núcleos e 16 threads a até 4,9 GHz, e GPUs até a Radeon RX 6800M, mantidos sob controle graças ao uso de um sistema de resfriamento com câmara de vapor. A tela traz painel IPS LCD de 16 polegadas em proporção 16:10, com resolução QHD+, taxa de atualização de 240 Hz e FreeSync Premium para sincronizar o display e o chip gráfico.

A proposta da máquina é o que mais chama atenção — o notebook da Corsair busca ser a "central portátil para streaming definitiva", contando com recursos pensados para streamers profissionais e entusiastas. Para isso, o aparelho não apenas embarca uma webcam Full HD, como ainda um grande painel sob a dobradiça da tela destinado a simular um deck de streaming.

A área conta com 10 botões configuráveis e integra o Elgato Stream Deck Software, mesmo utilizado pelas mesas de streaming profissionais da companhia, bem como uma região central onde é possível inserir informações diversas sobre o laptop, como o logo da Corsair, a quantidade de bateria disponível e mais.

Continua após a publicidade

Outros destaques incluem o teclado mecânico com switches Cherry MX Ultra-Low de baixo perfil e iluminação RGB configurável por tecla, a presença de duas portas USB 4 com certificação Thunderbolt 3, porta USB-C 3.2 Gen 2 e um receiver dedicado a se conectar sem fio a periféricos munidos da tecnologia Corsair Slipstream Wireless, para permitir que mais conexões USB fiquem livres para uso com outros acessórios.

Aparelho é parte do programa AMD Advantage

O lançamento traz apenas opções com hardware da AMD por um bom motivo — o dispositivo é parte do programa AMD Advantage, sendo desenvolvido em parceria com o time vermelho para trazer otimizações específicas e entregar uma experiência consistente, recheada de recursos avançados estabelecidos por requisitos mínimos.

Continua após a publicidade

Entre esses requisitos estão desempenho para entregar gameplay a mais de 100 FPS em múltiplos títulos, telas premium com taxas de atualização acima dos 144 Hz, mais de 100 otimizações voltadas para games, e a suíte de recursos AMD Smart Technologies.

O conjunto engloba o Smart Access Memory (SAM), que permite à CPU acessar toda a memória dedicada da GPU; o Smart Shift Max, que entrega mais energia para o chip que precisar de mais performance sob estresse; o Smart Access Graphics, similar ao Advanced Optimus da Nvidia, que transmite o sinal da GPU dedicada diretamente à tela do notebook; e o Smart Shift Eco, para entregar o melhor desempenho em games ao usar o notebook fora da tomada.

Com o notebook da Corsair, a AMD estreará o Smart Access Storage: a tecnologia contempla a API DirectStorage da Microsoft, que permite à placa de vídeo buscar dados no armazenamento e na RAM do sistema sem precisar pedir permissão à CPU, mas com otimizações da AMD, como trabalho conjunto com o SAM e algoritmos robustos para transmissão doos arquivos e descompressão diretamente na GPU.

Continua após a publicidade

O Corsair Voyager está previsto para chegar ao mercado ainda no verão norte-americano, entre os meses de junho e setembro. Informações mais detalhadas sobre as especificações devem ser divulgadas no lançamento.

Fonte: The Verge