Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2023: Lenovo ThinkBook 16P Gen 4 tem novos CPUs Intel e expansão via módulos

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Janeiro de 2023 às 13h05

Link copiado!

Lenovo
Lenovo
Tudo sobre Lenovo

Na conferência que realizou para a CES 2023, a Lenovo atualizou a família empresarial ThinkBook com duas novidades de peso: o ThinkBook 16P Gen 4 e o ThinkBook Plus Twist 2023.

Equipados com as novas soluções de Intel e Nvidia, prometendo alta potência, os lançamentos se destacam pelos recursos únicos que oferecem, incluindo expansão através de módulos e dobradiça que gira na horizontal para uso de um segundo display.

ThinkBook 16P Gen 4 traz novo recurso de módulos

Continua após a publicidade

Conforme destacou a Lenovo, a linha ThinkBook é focada em pequenas e médias empresas, recebendo assim a missão de proporcionar soluções sólidas para a nova realidade do trabalho remoto e híbrido, garantindo flexibilidade ao usuário independente do local. Com isso em mente, a gigante desenvolveu o ThinkBook 16P Gen 4 que, além de hardware encorpado, embarca uma maneira engenhosa de expandir os recursos da máquina.

Começando pela ficha técnica, o novo laptop empresarial da Lenovo traz painel de 16 polegadas, com resolução 3,2K e proporção 16:10, além dos novos processadores Intel Raptor Lake de 13ª geração até o Core i9 e as inéditas GPUs Nvidia GeForce RTX 4000 mobile.

A marca garante que o combo é capaz de atingir consumo de até 150 W, mas não especificou se esse número se refere ao conjunto de CPU e GPU, ou apenas ao poder dos gráficos.

Continua após a publicidade

O maior destaque do ThinkBook 16P Gen 4 é a chamada Magic Bay, uma área magnética com pogo pins inserida no topo da tampa, responsável pela expansão de funcionalidades utilizando os módulos Magic Bay. A princípio, três deles foram anunciados: o Magic Bay LTE, o Magic Bay Light e o Magic Bay Webcam. Como o nome sugere, o LTE fornece conectividade 4G ao notebook, possibilitando a conexão à internet mesmo quando não há Wi-Fi ou rede cabeada.

O módulo também seria uma saída para evitar redes sem fio públicas, cujo nível de segurança é baixo e, dependendo da empresa, poderiam colocar em risco dados sensíveis.

Outro aspecto interessante é a presença de uma porta USB-C, que forneceria acesso à internet para outros dispositivos que não contem com conectividade às redes móveis. Por sua vez, o módulo Light é pensado para garantir boa qualidade de imagem durante chamadas de vídeo em ambientes pouco iluminados, fornecendo uma luz soft de três níveis.

Continua após a publicidade

Por fim, o Magic Bay Webcam fornece ao novo ThinkBook 16P uma segunda câmera com resolução 4K e sensor maior, munida de alguns truques. Posicionada para frente, o acessório utiliza o software Fusion para combinar as próprias imagens com a da webcam integrada do laptop e assim apresentar resultados ainda melhores, mas também é possível rotacioná-la em 180° para capturar vídeo do ambiente e até escanear lousas e outras áreas que contenham escrita através do modo Whiteboard.

Além do ecossistema Magic Bay, a Lenovo trabalhou ainda em um quarto acessório para o notebook, o ThinkBook Wireless Dock. Ao simplesmente posicionar a máquina sobre o dock, os usuários têm acesso a energia e transmissão de vídeo e dados, sem utilizar qualquer cabo para conectá-los. Mesmo operando sem fios, a tecnologia seria poderosa, prometendo suportar até 2 monitores 4K externos, 3 portas USB-A, porta USB-C e até uma área de carregamento sem fio no padrão Qi para smartphones e outros aparelhos.

Detalhes mais específicos da ficha técnica do ThinkBook 16P Gen 4, bem como preços e disponibilidade do notebook e acessórios, ainda não foram divulgados, mas novidades devem ser anunciadas nos próximos meses.

Continua após a publicidade

ThinkBook Plus Twist tem dobradiça que gira na horizontal

Além do 16P, a gigante trouze novidades à sua linha experimental com o ThinkBook Plus Twist 2023, cujo maior diferencial é a dobradiça — além de abrir e fechar o aparelho da maneira tradicional, o mecanismo pode ser rotacionado na horizontal, trazendo para o usuário a tela e-ink integrada na tampa, facilitando e até mesmo incentivando seu uso. O conjunto de displays é outro destaque: o painel tradicional é OLED, com dimensões de 13,3 polegadas e sensibilidade o toque, enquanto o e-ink é colorido, característica inédita na linha.

O uso avançado do Windows está disponível em ambas, sendo a maior vantagem a possibilidade de estender a autonomia de bateria graças à combinação da menor resolução e taxa de atualização de 12 Hz do e-ink, com o desligamento total do OLED.

Continua após a publicidade

Fora isso, ao trabalhar com a tela interna, o usuário terá a liberdade de personalizar a imagem exibida pela área externa, com possibilidade de selecionar múltiplas fotos para serem exibidas em ciclos.

A Lenovo não divulgou a ficha técnica do ThinkBook Plus Twist 2023, mas informações adicionais devem ser fornecidas no decorrer da CES. Já detalhes sobre preço e disponibilidade só devem ser apresentados nos próximos meses.