Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

CES 2023 | Novos ASUS ROG Zephyrus ganham Ryzen 7000 e Intel de 13ª geração

Por| Editado por Wallace Moté | 03 de Janeiro de 2023 às 16h00

Link copiado!

Divulgação/Asus
Divulgação/Asus
Tudo sobre ASUS

Linha premium focada na portabilidade, os ROG Zephyrus foram mais uma das famílias de notebooks avançados da ASUS a serem atualizados durante a conferência da empresa na CES 2023.

Seguindo a fórmula de sucesso dos antecessores, os quatro novos Zephyrus embarcam aprimoramentos importantes em áreas como refrigeração e tela, enquanto estreiam as inéditas CPUs e GPUs AMD Ryzen 7000, Nvidia GeForce RTX 4000 mobile e Intel Raptor Lake de 13ª geração.

ROG Zephyrus Duo 16 é flagship da ASUS

Continua após a publicidade

O ROG Zephyrus Duo 16 chega a 2023 como o notebook mais poderoso da ASUS para games, aprimorando as características extremas que já possuía nos anos anteriores. A novidade vem embarcada com os novos processadores AMD Ryzen 7000 até o Ryzen 9, acompanhados das novas GPUs Nvidia GeForce RTX 4000, até 64 GB de RAM DDR5-4800 e até 4 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0, em RAID 0.

Para proporcionar o máximo de performance que o conjunto de processamento tem a oferecer, a gigante adotou metal líquido no lugar da pasta térmica tradicional, devendo agilizar a transferência de calor dos chips para o dissipador, e implementou atualizações nas ventoinhas. O design de tela dupla, que se ergue para aumentar o fluxo de ar na área interna, também foi melhorado, devendo garantir fluxo de ar 30% maior.

Fora isso, estão presentes o MUX Switch, chip que permite desabilitar a GPU integrada da CPU para passagem direta do sinal da GPU dedicada ao display do notebook, e o Nvidia Advanced Optimus, que realiza essa troca sem ser necessário reiniciar a máquina. Segundo a ASUS, essa mudança sozinha poderia proporcionar até 30% mais performance em determinados games, já que não há limitações impostas pelos gráficos integrados.

Continua após a publicidade

Como de costume, as telas são o destaque, com o painel principal apresentando 16 polegadas, tecnologia Mini LED com maior número de zonas de iluminação, taxa de atualização de 240 Hz, 100% de cobertura da gama de cores DCI-P3 e HDR com Dolby Vision e certificação DisplayHDR 1000, garantindo picos de brilho de mais de 1.000 nits. Curiosamente, a empresa não menciona o uso da tecnologia Nebula Display HDR, nova geração de painéis otimizados pela companhia para turbinar cores, brilho e contraste, mas as especificações são equivalentes.

O display secundário não teve as configurações detalhadas no momento, mas promete melhor imersão por apresentar bordas menores e maior proximidade da tela principal. A dupla é acompanhada de um sistema de som extremamente robusto, com 6 speakers e tecnologia Dolby Atmos de som espacial. Fecham o pacote a conectividade Wi-Fi 6E, a webcam Full HD com infravermelho para biometria facial 3D e a bateria de 90 Wh, com suporte a carregamento via USB-C — inédito em notebooks gamer.

ROG Zephyrus M16 tem refrigeração aprimorada

Modelo potente mais tradicional, o ROG Zephyrus M16 2023 chega trazendo novos processadores Intel Raptor Lake-H de 13ª geração, junto de GPUs Nvidia GeForce RTX 4000, com consumo máximo de 145 W. Combinados, em tarefas de alto estresse, os chips podem atingir os 160 W (45 W da CPU + 115 W da GPU), um avanço significativo da geração anterior, proporcionado pelo sistema de refrigeração aprimorado.

Continua após a publicidade

A novidade utiliza metal líquido, além de contar com 7 heatpipes e 3 ventoinhas para dissipar mais calor e gerar um fluxo de ar intenso para manter as temperaturas sob controle. Mesmo com essas configurações, o Zephyrus M16 se mantém razoavelmente fino e leve, com 19,9 mm de espessura e menos de 2,1 kg. O processamento é apoiado por até 64 GB de RAM DDR5, instalada em slots acessíveis ao usuário, e incrementado na tela do notebook pela presença do MUX Switch e Advanced Optimus.

O display é exatamente um dos destaques do modelo, trazendo painel Mini LED de 16 polegadas Quad HD, com taxa de atualização de 240 Hz, 1.024 zonas de iluminação para turbinar o contraste e picos de brilho de 1.100 nits. Há também HDR com Dolby Vision e certificação DisplayHDR 1000, e taxa de atualização variável (VRR) com Nvidia G-Sync. Assim como o Duo 16, não há menção à tecnologia Nebula Display, ainda que as configurações sejam equivalentes.

Continua após a publicidade

Outros destaques do dispositivo incluem conectividade Wi-Fi 6E, portas Thunderbolt 4 (40 Gbps), sistema de som com 6 speakers — 4 deles são combinados para cancelamento de força, que impede distorções decorrentes das vibrações — e Dolby Atmos, webcam Full HD com infravermelho para biometria facial e dobradiça com 180° de abertura.

A ASUS também destaca que esse é o primeiro modelo de 16 polegadas da marca com o AniMe Matrix, a iluminação de pequenos LEDs configuráveis integrada à tampa. Fecham as especificações a bateria de 90 Wh, com carregamento rápido e possibilidade de recarregar a máquina via USB-C.

ROG Zephyrus G16 recebe metal líquido

Nova adição da linha a partir de 2023, o inédito ROG Zephyrus G16 estreia como uma versão mais acessível do M16, compartilhando de boa parte da ficha técnica, mas apresentando alguns cortes para reduzir o preço e torná-lo ligeiramente mais leve. O dispositivos é equipado com chips Intel Raptor Lake-H de 13ª geração e GPUs Nvidia GeForce RTX 4000, junto do MUX Switch e Advanced Optimus, mas contando com consumo máximo configurado a 120 W, em vez dos 145 W do irmão mais robusto.

Continua após a publicidade

Mesmo que mantenha o metal líquido, o sistema de refrigeração é levemente simplificado, o que em troca leva o aparelho a apresentar 2 kg e 19,9 mm de espessura. Outra simplificação pode ser encontrada na RAM, que chega aos 48 GB de DDR5-4800 no total, em virtude de um dos módulos serem soldados na placa-mãe. A boa notícia é que os usuários ainda têm acesso ao segundo slot, tendo a possibilidade de realizar upgrades futuramente.

A tela de 16 polegadas possui a inédita tecnologia Nebula Display da ASUS, combinando especificações encorpadas com o Nebula HDR Engine, software que intensifica as cores e o brilho do painel. Ainda assim, as configurações são mais básicas que as do M16, incluindo display IPS LCD Quad HD em proporção 16:10, taxa de atualização de 240 Hz, tempo de resposta de 3 ms e 100% de cobertura da gama DCI-P3. Com pico de brilho de 500 nits, a tela suporta HDR no padrão Dolby Vision.

No mais, o Zephyrus G16 2023 possui conectividade Wi-Fi 6E, webcam com infravermelho para biometria facial 3D, sistema de som de 6 speakers com cancelamento de força e Dolby Atmos, portas Thunderbolt 4 e bateria de 90 Wh, com carregamento rápido e recarga via USB-C.

Continua após a publicidade

ROG Zephyrus G14 chega à nova geração

Modelo mais compacto da família, o ASUS Zephyus G14 2023 chega mais potente e recheado de melhorias em comparação à geração anterior. A novidade conta com processadores AMD Ryzen 7000 e GPUs Nvidia GeForce RTX 4000, configuradas para entregar até 125 W de potência — upgrade notável frente aos 105 W do G14 2022. Além dos avanços dos próprios chips, a conquista foi atingida pelo sistema de refrigeração turbinado, com metal líquido e câmara de vapor que recobre 48% da placa-mãe.

O lançamento impressiona ainda mais quando consideramos suas dimensões, de 18,5 mm de espessura e 1,65 kg, números baixos para a categoria. A ASUS não chegou a anunciar as especificações de memória, mas considerando o antecessor e o posicionamento premium, podemos esperar por RAM DDR5-4800 soldada e armazenamento SSD M.2 NVMe PCIe 4.0 de alta velocidade.

Continua após a publicidade

A tela é uma das áreas que mais recebeu melhorias nesta geração, adotando a tecnologia Nebula Display HDR da marca. A solução combina os algoritmos de processamento da Nebula Display tradicional com um painel Mini LED para resultados superiores. O novo Zephyrus G14, em específico, traz painel de 14 polegadas com resolução Quad HD, taxa de atualização de 165 Hz, tempo de resposta de 3 ms, 100% da gama DCI-P3, HDR com Dolby Vision e certificação DisplayHDR 600, e VRR com Nvidia G-Sync.

Completam o conjunto a conectividade Wi-Fi 6E, webcam Full HD com infravermelho para biometria facial, painel AniMe Matrix na tampa, som estéreo com Dolby Atmos e bateria de 76 Wh, com carregamento rápido e recarga via USB-C. Todos os produtos apresentados pela ASUS na CES 2023 terão detalhes de preço e disponibilidade revelados apenas nos próximos meses.