Bateria que não acaba: novo notebook promete quase 30 horas de autonomia
Por Raphael Giannotti • Editado por Jones Oliveira |

A era dos Copilot+ PCs trouxe algo sem precedente aos notebooks: alta autonomia de bateria. Alguns deles chegam a 20 horas de uso em tarefas mais leves, como navegar na internet e uso do pacote Office. A Avenir Telecom quer ir além, anunciando agora notebooks com baterias gigantes e que chegam a quase 30 horas de autonomia com "uso intensivo de escritório".
-
Review notebook ASUS Zenbook A14 | Levíssimo, pequeno e poderoso
- Review Dell XPS 13 2025 | Ainda mais potente, mas com bateria limitada
A nova série, que leva a marca Energizer, é composta por três modelos focados em produtividade: o EnergyBook Pro 15, o Pro XL 18 e o topo de linha, EnergyBook Pro Ultra. O modelo Ultra é o que mais chama a atenção, com uma tela de 18 polegadas e uma bateria colossal de 192Wh. Suas especificações, no entanto, são modestas, com CPU AMD Ryzen 5, 16 GB de RAM DDR4 e um SSD NVMe de 512 GB, deixando claro que o foco do produto é a autonomia.
Desvantagem dos novos notebooks Energizer
Mas essa bateria gigante vem com um problema igualmente grande: o notebook não pode ser levado em aviões. A Administração Federal de Aviação dos EUA (FAA), por questões de segurança, proíbe que passageiros transportem baterias de lítio com capacidade superior a 160Wh; até mesmo modelos que têm bateria de 100Wh precisam de aprovação da companhia aérea.
É por esse motivo que a grande maioria dos notebooks de alto desempenho limita suas baterias a 100Wh. Isso transforma o EnergyBook Pro Ultra em, literalmente, um notebook para viagens de carro, limitando drasticamente seu público, principalmente quem vive em pontes aéreas a trabalho.
A Avenir Telecom divulgou o laptop com preço de € 449 (cerca de US$ 523), mas é provável que este seja o valor inicial para os modelos menores, e não para o topo de linha de 18 polegadas. Com uma tela de resolução básica de 1920x1200 e hardware intermediário, fica claro que a aposta da marca é conquistar o consumidor que valoriza autonomia acima de desempenho.
Veja mais do CTUP:
- 5 coisas para evitar na hora de comprar um notebook
- Ainda no Windows 10? Veja 5 notebooks bons para mudar para o Windows 11
- Mito ou verdade? Não pode usar o notebook conectado na tomada o tempo todo?