Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

ASUS ZenBook 17 Fold: 1º laptop dobrável da marca tem teclado magnético

Por| Editado por Wallace Moté | 05 de Janeiro de 2022 às 17h10

Link copiado!

Reprodução/ASUS
Reprodução/ASUS
ZenBook 17 Folded

A ASUS seguiu os passos de empresas como Samsung e Lenovo e acaba de revelar seu primeiro notebook dobrável, o ZenBook 17 Fold. Anunciado durante a CES 2022, a novidade promete oferecer uma experiência significativamente mais refinada que a entregue por concorrentes no passado, tirando proveito do poder de processamento dos novos processadores Intel Alder Lake de 12ª geração.

ZenBook 17 Fold é primeiro laptop dobrável da ASUS

Munido de tela OLED de 17,3 polegadas, o ZenBook 17 Fold é extremamente similar ao ThinkPad X1 Fold da Lenovo, tanto no conceito e nos recursos quanto no design. O aparelho é uma espécie de tablet com bordas razoavelmente finas, acabamento premium em metal e tecido que imita couro, além de um teclado magnético removível, lembrando um pequeno caderno de anotações quando está dobrado.

Continua após a publicidade

Diferente do concorrente da Lenovo, no entanto, a novidade traz especificações encorpadas que prometem oferecer bom desempenho e responsividade, uma das críticas feitas ao ThinkPad em seu lançamento.

O recém-lançado Intel Core i7 1250U é o responsável pelo processamento da máquina da ASUS, trazendo 10 núcleos e 12 threads, sendo 2 P-Cores de alto desempenho com Hyper-Threading a 4,7 GHz e 8 E-Cores de baixo consumo a 3,5 GHz.

A solução integra a série UP4 da 12ª geração Alder Lake, antigamente conhecida como série Y, focada especificamente em dispositivos de baixo consumo e design extremamente compacto. O componente tem consumo base de 9 W, mas pode ser configurado para atingir os 29 W, o que, na prática, deve significar potência suficiente para entregar boa fluidez em tarefas cotidianas.

Continua após a publicidade

Acompanham o chip até 16 GB de RAM LPDDR5, até 1 TB de armazenamento SSD M.2 NVMe PCI-E 4.0, webcam de 5 MP com sensor infravermelho para biometria via Windows Hello e quatro speakers otimizados pela Harman/Kardon.

Há boa variedade de conexões com Wi-Fi 6E, Bluetooth 5.2, duas portas Thunderbolt 4 e conector P2 para fones de ouvido e microfone, além de bateria de 75 Wh com carregamento rápido de 65 W e Windows 11 Pro.

Seu maior destaque é o painel OLED dobrável, que traz resolução Quad HD de 2560 x 1920 pixels em proporção 4:3 e 100% de cobertura da gama de cores DCI-P3 quando está aberto no modo tablet, ou 12,5 polegadas com resolução Full HD de 1920 x 1280 pixels e proporção 3:2 quando está semidobrado no formato notebook.

Continua após a publicidade

O ZenBook 17 Fold pode ser utilizado com gestos, um teclado virtual que ocupa metade do display no modo laptop ou ainda pelo teclado Bluetooth magnético, que se fixa na parte dobrada inferior. Segundo a ASUS, o dispositivo pode ser dobrado por até 30 mil vezes, número consideravelmente baixo levando em conta as 200 mil vezes certificadas pela Samsung para o Galaxy Z Fold 3.

Preço e disponibilidade

O ASUS ZenBook 17 Fold chega ao mercado no verão norte-americano, entre os meses de junho e setembro, e ainda não teve o preço anunciado — a gigante confirmou que, apesar da janela de lançamento distante, deve anunciar os valores cobrados pela novidade já nas próximas semanas.

Fonte: Windows Central, NotebookCheck