Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Apple lança MacBook Pro com M2 no Brasil, mas modelo não vale a pena

Por| Editado por Wallace Moté | 27 de Junho de 2022 às 14h10

Link copiado!

Apple
Apple
Tudo sobre Apple

A Apple iniciou as vendas do novo MacBook Pro com chip M2 no Brasil nesta segunda-feira, dia 27 de abril. O modelo tem preços a partir de R$ 14.499 e traz o novo processador M2 com 8 núcleos de CPU e 10 núcleos de GPU, mas fica posicionado em um lugar extremamente difícil de recomendar quando comparado com MacBooks recentes — e até mesmo mais antigos.

O MacBook Pro com M2 anunciado durante a WWDC de 2022 é o ponto fora da curva na linha de notebooks da Apple por manter o clássico design de 2016 com menos portas, uso da controversa Touch Bar, webcam de 720p e corpo mais grosso e pesado que opções mais baratas.

Continua após a publicidade

Em contrapartida, o notebook ganha duas horas a mais de bateria e ventoinha para refrigeração mais eficiente, o que acaba não sendo o suficiente para indicar sua compra.

Gaste menos ou invista um pouco mais

Para quem quer gastar menos, comprar um MacBook Air de 2020 com M1 ou esperar mais alguns dias até a chegada do novo MacBook Air de 2022 com M2, MagSafe, tela maior com webcam 1080p e design atualizado pode ser a melhor opção.

Continua após a publicidade

Para quem quer um verdadeiro notebook parrudo, investir na compra do MacBook Pro de 14 polegadas com chip M1 Pro é a escolha mais segura, mesmo que seja mais caro.

O modelo de 2021 se beneficia do chip mais potente que o M1 e M2, além de contar com novo design com ampla conectividade, memória superior em modelos base, tela Mini LED de melhor qualidade com o dobro de brilho com suporte para HDR e muito mais.

MacBook Pro com M2 tem SSD mais lento que M1

Com o lançamento do novo MacBook Pro com M2, testes mostram que o notebook tem velocidades de leitura e escrita inferiores à edição equipada com processador M1, embora utilize armazenamento SSD de 256 GB.

Continua após a publicidade

Na captura acima realizada pelo canal Created Tech no YouTube, vemos o MacBook Pro com M1 com velocidade de leitura na faixa dos 2.900 MB/s, enquanto o MacBook Pro com M2 atinge cerca de 1.400 MB/s. Em velocidade de escrita o modelo de 2020 entrega 2.050 MB/s enquanto o mais recente oferece 1.550 MB/s.

O motivo para tal discrepância fica para a escolha dos chips para armazenamento. Enquanto a Apple utiliza dois chips NAND de 128 GB para o MacBook Pro M1, permitindo o uso paralelo para otimizar velocidade, o modelo com M2 entrega um único chip NAND de 256 GB, o que resulta em uma única via para que os dados possam trafegar e, dessa forma, limite seu desempenho.

Com estes resultados fica mais uma vez claro que o MacBook Pro com M2 é um dos produtos mais confusos lançados pela Apple, uma vez que opções mais baratas entregam resultados superiores com benefícios melhores.

Continua após a publicidade

Fonte: Apple e Created Tech