Análise: Samsung 300E4A, um notebook voltado para usuários básicos

Por Pedro Cipoli

Na hora de adquirir um novo notebook temos tantas opções que, por vezes, ficamos confusos sobre qual modelo escolher. Será que realmente é necessário um modelo com configurações respeitáveis ou apenas o básico já preenche as nossas necessidades?

Samsung 300E4A-AD1 03

Alguns usuários desejam apenas um computador para acessar a internet, editar textos e jogar algum jogo casualmente, e o modelo 300E4A-AD1 da Samsung preenche exatamente essas necessidades. Trazendo a segunda geração de processadores Intel Core i5 e 4GB de memória RAM, esse laptop possui poder de fogo de sobra para tarefas básicas.

A tela de 14 polegadas anti-reflexo com resolução de 1366x768 pixels é suficiente para aqueles que costumam deixar várias janelas abertas ao mesmo tempo e não utilizam um monitor externo (como ligar o laptop à TV, por exemplo), sendo ideal para assistir vídeos em alta definição com tela cheia sem perda de qualidade em serviços como Youtube e Netflix.

Para aqueles que costumam plugar o notebook na televisão, este modelo traz opções de conexão tanto pela porta HDMI quanto pela VGA, dependendo do tipo de entrada utilizado por ela. O driver de aúdio de alta definição da Samsung também não faz feio, oferecendo um bom nível de qualidade tanto para os filmes quanto para escutar música.

Samsung 300E4A-AD1 01

Quem utiliza programas de comunicação VoIP, como o Skype, para conversar com a família e amigos não precisará de um headset, já que o microfone embutido com supressão de ruído SoundAlive elimina essa necessidade, e a webcam embutida de 1,3 megapixels e resolução HD (High Definition) pode ser utilizada tanto para videoconferências quanto para tirar fotos.

As conexões adicionais incluem 3 portas USB 2.0, um leitor de cartão SD 4 em 1, conexão RJ45 para internet, entrada de microfone e saída de fone de ouvido. Além da antena Wifi b/g/n, é possível transferir dados para o 300E4A através da antena Bluetooth 3.0 de alta velocidade com smartphones e aparelhos compatíveis. O laptop também traz gravador e leitor de CD/DVD.

Samsung 300E4A-AD1 02

Com 500 GB de armazenamento, o usuário não precisa se preocupar em deletar seus arquivos por falta de espaço, já que o Windows mal ocupa 20 GB e o resto fica disponível para programas e arquivos. O peso do notebook é que não agrada muito, já que 2,2 kg são um pouquinho demais durante o transporte.

Conclusão

Quando classificamos esse modelo como "básico", isso significa que ele executa as tarefas mais comuns com boa velocidade. Por outro lado, isso não quer dizer que o modelo não é capaz de executar alguns aplicativos mais pesados, como editores de vídeo ou aplicações CAD, mas sim que não foi projetado para isso.

Embora não traga nenhum diferencial marcante, o modelo 300E4A-AD1 da Samsung não possui nenhuma limitação para o segmento de mercado que mira, que é o usuário doméstico que necessita de uma máquina para fazer de tudo a um preço acessível. Muitos fabricantes acreditam que apenas 2 GB de memória RAM já são o suficiente para esse público, mas 4 GB é o ideal para uma boa utilização de um computador com Windows 7, e esse é um ponto positivo para a Samsung.

Disponível no mercado brasileiro por aproximadamente R$ 1400, é uma opção recomendada tanto para quem precisa de uma máquina para tarefas rotineiras, como pesquisas na internet ou aplicativos de escritório, quanto para quem deseja comprar o seu primeiro computador.

Prós

  • Boa relação custo benefício
  • 500 GB de armazenamento
  • 4 GB de memória RAM em um modelo básico

Contras

  • Peso (2,2 KG)
Siga o Canaltech no Twitter!

Não perca nenhuma novidade do mundo da tecnologia.