Zoom compra empresa de ligações em nuvem para ampliar serviço corporativo
Por Márcio Padrão | Editado por Claudio Yuge | 19 de Julho de 2021 às 23h00
A empresa de videoconferência Zoom fechou um acordo de US$ 14,7 bilhões (R$ 77,2 bilhões na conversão direta) para comprar a operadora de call center dos EUA Five9. Segundo a Reuters, a ideia da aquisição é expandir o Zoom para além das chamadas em vídeo, ampliando sua carteira de serviços.
- Zoom usa visualização imersiva para que as videochamadas sejam menos exaustivas
- O que é Cisco Webex Meetings, software para videoconferência
- Como testar áudio e vídeo no Google Meet antes de começar uma chamada
Isso porque de acordo com Raimo Lenschow, analista do Barclays ouvido pela reportagem, a empresa queridinha da pandemia está mudando o foco para o Zoom Phone, de ligações telefônicas na nuvem, e para o Zoom Rooms, versão mais robusta do seu videochat voltado a empresas, com recursos como compartilhamento de tela sem fio e integração com o Microsoft Teams.
A compra também ocorre em um momento estratégico, já que o Zoom cresceu rapidamente durante os primeiros meses da pandemia de COVID-19, mas já sente a concorrência reagindo, do próprio Teams ao Google Meet, que recentemente restringiu a chamada na versão gratuita para até uma hora – o que, por sua vez, valoriza a versão paga, para o setor corporativo.
O software de call center do Five9 é usado por mais de 2.000 clientes em todo o mundo e alguns de seus clientes são as fabricantes de roupas esportivas Under Armour e Lululemon, e a japonesa Olympus, voltada a produtos médicos.
"Espera-se que a aquisição ajude a aumentar a presença da Zoom com clientes corporativos e permita que ela acelere sua oportunidade de crescimento de longo prazo, adicionando o mercado de contact center de US$ 24 bilhões", disse a Zoom em um comunicado no domingo (18).
Fonte: Reuters