Publicidade

Veja 5 profissões em tecnologia e negócios que devem surgir nos próximos anos

Por| Editado por Claudio Yuge | 15 de Novembro de 2021 às 12h00

Link copiado!

WildMediaSK/Envato
WildMediaSK/Envato

Se você mal ouviu falar do metaverso do Facebook e já pegou abuso, prepare-se. É possível que ouçamos muito falar dele ainda, e não apenas vindo das empresas de Mark Zuckerberg. Pelo menos é o que diz Edu Paraske, publicitário e fundador da consultoria de inovação 16 01. A Forbes conversou com ele para que indicasse cinco profissões que já são realidade na teoria ou que podem surgir em um futuro próximo, com base nas tendências recentes.

Uma pesquisa chamada Realizing 2030: A Divided Vision of the Future (Projetando 2030: Uma Visão Dividida do Futuro), realizada pelo Institute For The Future ao pedido da fabricante de computadores Dell, podemos ver alguns insights interessantes sobre o futuro do trabalho. Por exemplo:

  • 50% dos 3.800 líderes empresariais ouvidos acham que os sistemas automatizados vão dar mais tempo livre;
  • 42% acreditam que haverá satisfação nos empregos;
  • 56% dizem que as escolas precisarão ensinar como aprender em vez de preparar os alunos para empregos que ainda não existem;
  • E o mais importante: 85% dos empregos que existirão em 2030 ainda não foram inventados.
Continua após a publicidade

Veja abaixo um pouco do que Paraske antecipou sobre cinco novos empregos no contexto da tecnologia e negócios.

Designer de modelo de negócios

“Um designer que cria e desenvolve modelos de negócios adequados para encontrar fluxos de receita e estratégias de preços para novos produtos ou serviços. Eles apoiam as equipes de inovação corporativa em sua busca por novas oportunidades de negócios desejáveis, viáveis que possam agregar valor e resultados de negócios.”

Continua após a publicidade

Especialista em metaverso

“Assim como hoje temos profissionais que entendem de mídia, planejamento, criação e outras disciplinas, para o mundo virtual de convivência, todos estes atributos precisarão convergir pois não acontecerão de forma sinótica, e sim, em uma simbiose invisível.”

Especialista em NFT e Blockchain

“Ainda não alcançamos nem 10% de todo o potencial de negócios com NFTs, blockchain e criptomoedas. Isso significa dizer que muitos negócios encontrarão oportunidades muito rentáveis de utilizar tecnologias agregando valor com uma nova unidade de negócios. Entre games, coleções licenciadas, artes ou peças do mundo fashion.”

Continua após a publicidade

Prototipador baseado em dados

“Os dados e a maneira de visualizá-los estão cada vez mais acessíveis e intuitivos. Em breve, as tecnologias chegarão no estado da arte para promover um acesso amigável aos dados em todas as plataformas e para todas as áreas. Ou seja, a habilidade mais importante não será conseguir dados e analisá-los, mas sim, ter as ideias de que ações serão tomadas, que testes serão feitos, quais experimentos serão testados e quais protótipos teremos que colocar em prática.”

Agente de mudança da inovação

“Por mais rápidas e dinâmicas que sejam as mudanças tecnológicas e a inovação que consumimos, as empresas precisarão de pessoas que deverão assumir a responsabilidade de transformação da cultura de inovação. Isso acontece hoje parcialmente em empresas com áreas de inovação, ou até dentro do próprio RH, mas diante de um mundo tão caótico, essas posições serão consideradas essenciais muito em breve.”