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Uber e 99 perdem para app local que cobra taxas inferiores no interior do MT

Por| Editado por Claudio Yuge | 29 de Novembro de 2021 às 21h30

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Reprodução/Paul Hanaoka/Unsplash
Reprodução/Paul Hanaoka/Unsplash

Rondonópolis, a maior cidade do interior de Mato Grosso, tem uma empresa local à frente do segmento de transporte por aplicativo. É a U7, que já ultrapassou Uber e 99 na cidade. O segredo é o percentual cobrado dos motoristas a cada viagem: a empresa arrecada 10%, em comparação com os até 30% exigidos pelas concorrentes. Isso tem atraído cada vez mais motoristas.

Dados da U7 indicam que já há mais de mil profissionais ativos na plataforma. Os clientes cadastrados são 14.500. A ideia é que, ao permitir uma maior margem de lucro aos parceiros, eles ofereçam melhor serviço aos usuários. “Nosso modelo de negócio é o de valorizar quem, conosco, faz o aplicativo acontecer”, diz a diretoria da plataforma, em comunicado oficial.

O aumento na adesão garante uma maior frota disponível. “Isso tem aumentado muito a oferta de carros para quem busca o serviço. Além de tudo isso, temos a garantia de que todos os valores envolvidos ficam integralmente na cidade, o que é outro diferencial nosso.”

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Assim como as concorrentes, a U7 faz o monitoramento das viagens e oferece dispositivos de segurança e identificação tanto de motoristas quanto de clientes. E mais: permite escolher motorista homem ou mulher. “Algumas clientes podem se sentir mais confortáveis requisitando mulheres para atendê-las.”

Franquias em cidades do interior

Enquanto nas grandes cidades os passageiros passam por cancelamento frequente de corridas na Uber e na 99, companhias menores buscam atender clientes em localidades pequenas. Além da U7, de Rondonópolis, o Ubiz Car encontrou lugar no mercado: ele se descreve como um negócio de corridas por aplicativo voltado a municípios pequenos.

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Fundada em 2018 em Parnaíba, no Piauí, a companhia atualmente já está presente em 13 cidades do interior, em quatro Estados. O preço mínimo das corridas varia de acordo com o custo de vida da cidade: vai de R$ 5,99 a R$ 10 por viagem, já que, nessas localidades, é comum que o motorista tenha de percorrer distâncias mais longas para chegar até o cliente e iniciar a corrida.

A empresa funciona em sistema de franquia. O investimento inicial para participar do negócio é a partir de R$ 250 mil. Incluem-se aí a taxa de franquia, a tecnologia da startup (o aplicativo para os clientes e o painel de controle para o franqueado) e a capacitação para a administração do empreendimento.

Fonte: Minuto MT