Publicidade

TSMC pode ter demitido presidente por pressão de investidores

Por| Editado por Jones Oliveira | 26 de Dezembro de 2023 às 15h34

Link copiado!

Reprodução/TSMC
Reprodução/TSMC
Tudo sobre TSMC

O presidente da TSMC, Mark Liu, não se candidatou para continuar à frente da empresa em 2024, com narrativa oficial de estar se aposentando para ficar mais próximo da família. No entanto, rumores apontam que seu afastamento foi uma demissão após pressão de investidores devido a uma série de questões envolvendo a fábrica da empresa no Arizona.

A construção da Fab 21 teve início em abril de 2021 e desde então vem sendo alvo de polêmicas trabalhistas. Após atrasos em prazos estimados para entrega da planta, Liu sugeriu que atrasos seriam culpa dos trabalhadores locais e enviou equipes da própria TSMC para dar continuidade, criando muita indisposição com sindicatos do Arizona.

Continua após a publicidade

O empurrãozinho que faltava

Além disso, mesmo antes dessas polêmicas, Morris Chang, fundador da TSMC que atuou como CEO até 2018, já criticava bastante a gestão de Liu e suas iniciativas de colaboração com os EUA. Aparentemente, Chang não acredita que incentivos dos EUA para localizar fabricação de semicondutores sejam o suficiente para justificar expandir plantas da TSMC no país.

Isso justamente porque a maioria dos estados nos EUA têm sindicatos fortes que trabalham ativamente para assegurar uma série de direitos aos trabalhadores. Outro agravante é que até o momento todo o custeio da implantação da nova fábrica saiu dos cofres da TSMC, que ainda não recebeu nenhum auxílio fiscal ou aporte do governo estadunidense.

Continua após a publicidade

Apesar de ter deixado oficialmente a posição de presidente da TSMC há 5 anos, enquanto fundador, Chang ainda tem bastante influência sobre o quadro de investidores. Assim, as polêmicas envolvendo a fábrica do Arizona teriam sido o incentivo que faltava para exigir que Mark Liu entregasse o cargo.

C. C. Wei, atual CEO da empresa, é quem irá assumir também a presidência a partir de 2024, por recomendação dos próprios acionistas. Com isso, Wei precisa atuar nas duas frentes, tomando decisões executivas e trabalhando para acelerar a negociação pelos aportes prometidos pelos EUA.

Continua após a publicidade

🛒 Compre placas de vídeo Nvidia RTX pelo melhor preço!

🛒 Compre placas de vídeo AMD Radeon RX pelo melhor preço!

Fonte: Tom's Hardware