Possível falha da Amazon Brasil permite compras grátis com cupons cumulativos

Possível falha da Amazon Brasil permite compras grátis com cupons cumulativos

Por Roseli Andrion | Editado por Claudio Yuge | 26 de Janeiro de 2022 às 14h16
Christian Wiediger/Unsplash

A manhã desta quarta-feira (26) trouxe boas notícias para alguns clientes da Amazon Brasil, mesmo que de uma forma não oficial. Um possível erro no sistema da empresa permitiu que produtos fossem comprados com cupons de desconto que, combinados, podiam fazer os itens saírem de graça. Haviam diversos mimos de R$ 15, e eles podiam ser usados juntos, de forma cumulativa — o que normalmente não é possível.

No Twitter, consumidores informaram que a oferta era para contas novas. Os descontos eram aplicados de forma cumulativa, o que possibilitava que artigos como livros e games tivessem preço bastante baixo ou até fossem adquiridos sem custo. Há até relatos de que foi possível obter o leitor de livros Kindle de graça (preço original de R$ 399), ou quase, com os cupons.

O alto tráfego levou o sistema da empresa a apresentar falhas, o que dificultou a criação de contas e a conclusão de compras. Houve um pico de reclamações no site DownDetector por volta das 8h.

O assunto ficou entre os mais comentados do Twitter: mais de um milhão de publicações envolveram o marketplace. Os usuários divulgaram cupons para quem buscava comprar com desconto na plataforma.

Para aproveitar a promoção, muitos consumidores criaram contas secundárias. Agora, há um temor de que os pedidos sejam cancelados e as ofertas retiradas do ar — o que pode levar a questionamentos do Procon.

Em contato com a reportagem do Canaltech, a Amazon Brasil informa que houve um problema no site da empresa, mas que ele foi rapidamente corrigido. "Lamentamos qualquer inconveniente causado e entraremos em contato com os clientes impactados", informa. Perguntada sobre se vai cancelar ou manter os pedidos realizados durante a falha, a empresa apenas repetiu que o único posicionamento do momento é o já enviado.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.