Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pagamentos online por mobilidade urbana são usados por 80% dos brasileiros

Por| Editado por Claudio Yuge | 07 de Fevereiro de 2022 às 23h40

Link copiado!

Uber
Uber

Para evitar contaminação por covid-19, cerca de 80% dos brasileiros usaram serviços online de mobilidade urbana entre outubro de 2020 e outubro de 2021. Os dados são da pesquisa Consumo Online no Brasil, realizada pela Edelman a pedido do PayPal. A segurança dos pagamentos online preocupa 65,4% dos clientes, mas cai para menos de 41% quando a compra usa carteira digital.

O estudo mapeou a rotina de gastos diários online dos brasileiros em segmentos como entrega de refeições, mercado e farmácia, serviços de mobilidade e combustível, streamings e games. Participaram do levantamento 1 mil compradores online de todas as regiões do país com idades entre 18 e 55 anos.

Continua após a publicidade

Mais de 62% deles preferem usar serviços de mobilidade e transporte em vez do próprio carro – e 64,7% acreditam que esses meios de locomoção são devidamente higienizados e desinfetados. O setor cresceu de forma orgânica durante a pandemia, porque, além de ser uma maneira prática de ir e vir nas cidades, permitia que os usuários se deslocassem de forma segura.

Uso no pós-pandemia

Entre os entrevistados, mais de 88% pretendem continuar a pagar online por mobilidade urbana mesmo no pós-pandemia — o que demonstra que a experiência foi positiva para eles. Antes da crise sanitária, em março de 2020, cerca de 48% dos brasileiros pagavam online por transporte. Nos 20 meses seguintes, durante a pandemia, esse índice ultrapassou os 56%.

E mais: cerca de 88% dos respondentes dizem conseguir acompanhar melhor as despesas de mobilidade urbana quando pagam online ou via apps. Os cartões de crédito são o principal meio de pagamento desses serviços (71,4%). Em seguida vêm cartões de débito (57,1%), Pix (34,7%), carteiras digitais (31,6%) e dinheiro em espécie (14,4%).

Continua após a publicidade

Outro destaque da pesquisa é o fato de os brasileiros terem a intenção de incluir ainda mais produtos e serviços em seu cotidiano de compras online ou via app nos próximos cinco anos. Isso inclui contas de água e luz, entretenimento e educação. Entre as tecnologias mais citadas para o futuro estão as carteiras digitais e os QR Codes.

Segundo a pesquisa, a maioria dos brasileiros compra e paga online sempre que pode (84,5%), considera essa forma de pagamento fácil (98,3%) e gosta da experiência (98,8%). O segmento mais popular para compras foi “Alimentos e restaurantes”, com 87,9% dos entrevistados afirmando fazer compras online desse tipo.

Já “Supermercados e farmácias” aparecem em segundo, com 72%. Depois, vêm “Entretenimento” (64,6%), “Transporte e mobilidade urbana” (56,2%), “Combustível” (34,3%) e “Games online” (31,4%).