Publicidade

Escritório da Nvidia estaria envolvido em práticas anticompetitivas

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/NVIDIA Newsroom
Reprodução/NVIDIA Newsroom
Tudo sobre Nvidia

Órgãos reguladores franceses deflagaram uma operação na última semana, investigando escritório com possíveis práticas anticompetitivas no mercado de GPUs. Segundo o The Wall Street Journal, o escritório abordado seria da Nvidia, supostamente, mas a informação ainda não foi confirmada.

Em declaração, as autoridades responsáveis pela operação afirmaram que a ação em questão não “pressupõe a existência de violações legais”. Até o momento, a agência também não mencionou oficialmente qualquer vínculo com a Nvidia.

“Apenas uma investigação profunda do caso poderia estabelecer [a constatação de práticas ilegais], caso seja apropriado”.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Concorrência isolada

Atualmente, a Nvidia está praticamente sozinha no mercado de GPUs para aplicações em Inteligência Artificial. A Intel já está investindo no segmento, com os próximos chips Gaudi2 se aproximando do desempenho das Nvidia H100; a AMD deve lançar seus primeiros produtos dedicados Instinct MI300 nos próximos meses.

Contudo, por enquanto a única competição real da Nvidia é ela própria, praticamente monopolizando o setor. Ainda assim, este cenário atípica não configura uma prática ilegal, apenas que a empresa aproveitou seus avanços em P&D para crescer neste mercado antes de outras Big Techs.

Além da agência responsável pela investigação não ter confirmado se o escritório abordado seria, de fato, da Nvidia, a empresa também não se pronunciou oficialmente. Em paralelo, as ações da Nvidia continuam em alta e o mercado, por enquanto, não parece ter se abalado, mesmo diante dessas acusações.

Fonte: WSJ

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*