Empresária promissora do Vale do Silício é considerada culpada em caso de fraude
Por Roseli Andrion • Editado por Claudio Yuge |
Com a promessa de revolucionar os exames de sangue com ferramentas mais rápidas e baratas do que as utilizadas por laboratórios tradicionais, Elizabeth Holmes fundou a startup Theranos em 2003 no Vale do Silício. Na segunda-feira (3), Elizabeth foi considerada culpada de fraude em um tribunal da Califórnia. Segundo o júri, ela enganou investidores. Por outro lado, a executiva foi inocentada de algumas das onze acusações que enfrentava e não houve acordo sobre outras.
- Sites fraudulentos enganam pessoas com taxas para cadastro de MEI
- InovAtiva seleciona 15 startups como destaques de seu programa; veja lista
Elizabeth foi considerada uma promessa do Vale do Silício quando fundou a empresa de biotecnologia, aos 19 anos. Segundo ela, a Theranos revolucionaria os testes diagnósticos — o projeto atraiu grandes investidores e a tornou bilionária aos 30 anos.
O empreendimento foi questionado por uma reportagem do jornal Wall Street Journal, que apontou que as máquinas de diagnóstico da Theranos não funcionavam como prometido. Isso significava que Elizabeth poderia ter enganado investidores e pacientes.
Sem autorização, a empresa incluiu logotipos de farmacêuticas como Pfizer e Schering-Plough em informes enviados a investidores. O material elogiava a tecnologia de análise de exames de sangue da Theranos. No julgamento, a acusação usou esses documentos para mostrar que Elizabeth buscava aumentar a credibilidade da Theranos para ganhar apoio financeiro.
Testemunhas de defesa
Na lista de testemunhas de defesa, a Theranos incluiu personalidades como Rupert Murdoch, Henry Kissinger e James Mattis. Apesar disso, só Elizabeth foi convocada e os advogados argumentaram que ela acreditou e trabalhou intensamente na Theranos, mas falhou. A executiva responsabilizou Ramesh “Sunny” Balwani, seu ex-sócio e ex-namorado, que era seu braço direito na Theranos. Balwani deve enfrentar outro julgamento por seu papel na Theranos. Ele nega as acusações.
Ao levar uma personalidade do mundo da tecnologia ao banco dos réus, o caso ganhou repercussão nos EUA: não é comum ver empreendedores fracassados do Vale do Silício enfrentarem acusações de fraude. A ação expõe, ainda, a cultura ambiciosa dos empreendedores. Um dos clichês do segmento é “finja até conseguir” — que reforça a ideia de que é possível convencer investidores com a esperança de que um dia o sucesso virá.
Fonte: IstoÉ