Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Com doação de US$1 bilhão, Google quer mais diversidade na IA

Por| 13 de Agosto de 2018 às 10h19

Link copiado!

Techxiler
Techxiler
Tudo sobre Google

Por meio de seu braço filantrópico Google.org, a Google anunciou em seu blog oficial a doação de US$ 1 bilhão para a entidade sem fins lucrativos AI4All a fim de expandir seus recursos em pesquisa e desenvolvimento de aplicações para o setor de inteligência artificial. A ONG tem por missão levar a inclusão social de minorias da sociedade — mulheres, negros e latinos, por exemplo — a posições de maior destaque na indústria de TI.

Segundo a AI4All, o objetivo é desenvolver um curso gratuito, com currículo robusto e acessível para qualquer pessoa no mundo — o projeto, inclusive, já vinha sendo desenhado antes da doação. Na página do Google.org há um vídeo de divulgação, que você pode ver abaixo (em inglês):

Desde a sua fundação, em 2017, a AI4All cria oportunidades de encontros com jovens desenvolvedores a fim de preencher o espaço deixado pela falta de diversidade em grandes empresas de tecnologia. Atualmente, a ONG ministra acampamentos de atividades para o público do ensino médio norte-americano nas universidades de Stanford e Berkeley, exclusivamente dedicados a jovens do ensino médio em condição de pobreza, negros, latinos e mulheres. É válido citar que, segundo estudo publicado em fevereiro deste ano pelo Level Field Playing Institute e Kapor Capital - The Leaky Tech Pipeline ("O Vazamento no Encanamento Tecnológico", na tradução literal), o montante de mulheres afrodescendentes ou hispânicas não ultrapassa 1% de toda a força de trabalho do Vale do Silício.

Continua após a publicidade

A CEO da AI4All, Tess Posner, falou sobre o assunto em entrevista ao USAToday: “precisamos atuar junto de pessoas que serão impactadas por essa tecnologia. Se os questionamentos certos não forem feitos desde o início, pode-se criar um viés”. As palavras da executiva ecoam no histórico da própria Google, que, em 2015, pediu desculpas por seu software de reconhecimento facial identificar afrodescendentes como “gorilas” no Google Photos.

Fonte: Google.org, USA Today