Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Falha no reconhecimento facial do Google Fotos classifica usuário como "gorila"

Por| 30 de Junho de 2015 às 11h25

Link copiado!

Falha no reconhecimento facial do Google Fotos classifica usuário como "gorila"
Falha no reconhecimento facial do Google Fotos classifica usuário como "gorila"
Tudo sobre Google

Em mais um caso de descuido com o desempenho de suas ferramentas, o Google acabou entrando em um grande problema por causa do novo recurso de reconhecimento de imagens do Google Fotos. O serviço foi aprimorado e agora reconhece não só pessoas, mas também locais. Se o cenário for a Torre Eiffel, por exemplo, o programa vai saber que a pessoa está em Paris.

Mas, recentemente, a ferramenta falhou em um nível grotesco: ela reconheceu dois amigos negros, que posavam para a mesma foto, como gorilas. Quem descobriu a falha foi Jacky Alcine, de 21 anos, morador de Nova Iorque e uma das pessoas da foto. Ele conta que estava verificando a sua conta do Google Fotos e se surpreendeu com uma pasta criada automaticamente com o título "Gorillas". Na imagem que foi tirada em 2013, estava ele e uma amiga.

Google Photos, y'all fucked up. My friend's not a gorilla. pic.twitter.com/SMkMCsNVX4 — diri noir avec banan (@jackyalcine) June 29, 2015

O garoto notificou o Google sobre o erro através do Twitter e prontamente recebeu uma resposta de Yonatan Zunger, arquiteto-chefe de mídias sociais da companhia, dizendo que solucionariam o problema em questão de horas. Para isso, ele pediu licença para acessar a conta de Alcine e verificar onde estava o erro. Pouco tempo depois, o caso estava solucionado.

Continua após a publicidade

Um porta-voz disse que a companhia sente muito pelo ocorrido e que está tomando as medidas necessárias para evitar que resultados como estes voltem a aparecer. "Claramente, ainda há muito trabalho a fazer com a rotulagem automática das imagens e nós estamos pesquisando como evitar que estes erros aconteçam no futuro", completou.

Alcine diz acreditar que o problema foi causado por um algoritimo do Google e que o caso teria sido evitado com uma melhor e mais precisa classificação de raças, especialmente para pessoas negras. Porém, o representante do Google disse que todas as raças e cores foram testadas.

Mas o problema não é exclusivo do Google. Usuários do Flickr afirmam já terem passado por problemas parecidos quando surgiram palavras-chave como "animal" e "macaco" em suas fotos.

Fonte: Yahoo! Tech