Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

AWS e VMWare confirmam parceria para integração em cloud híbrida

Por| 13 de Outubro de 2016 às 18h28

Link copiado!

AWS e VMWare confirmam parceria para integração em cloud híbrida
AWS e VMWare confirmam parceria para integração em cloud híbrida
Tudo sobre VMware

Consideradas por muito tempo duas grandes "inimigas" no mercado de tecnologia, as gigantes do setor de nuvem pública, Amazon Web Services (AWS), e de virtualização, VMware, anunciaram oficialmente nessa quinta-feira (13) uma nova parceria para integração dos ambientes de cloud de seus clientes.

Rumores de que a parceria deveria ser revelada nesta semana foram divulgados pela Fortune na última quarta-feira (5), mas até então não haviam sido confirmados por nenhuma das duas empresas.

"Isso é resultado dos nossos clientes nos dizendo do que precisavam e quais eram seus interesses. E o que eles precisavam era de um ambiente híbrido, que apoiasse o movimento para o futuro na nuvem, as necessidades de negócio e planejamentos", afirmou Patrick Gelsinger, CEO da VMware, durante o anúncio conjunto da parceria. "Alguns clientes ainda terão um ambiente grande on premisse, mas querem aquela flexibilidade de se ter um projeto de pesquisa e desenvolvimento na nuvem, por exemplo".

A integração terá um painel de controle unificado para migração de aplicações e workloads entre os ambientes, além de conectar as infraestruturas de clientes VMware aos mais de 70 serviços da AWS – como plataformas de BI e análise de base de dados, por exemplo. Entre as empresas pioneiras no uso da integração, estão a companhia de sistema de armazenamento Western Digital e a distribuidora de alimentos Sysco.

Continua após a publicidade

Dentro do portal, clientes VMware também poderão criar novos ambientes AWS com alguns cliques e no mesmo painel de controle de seus sistemas on premisse, escolhendo umas da 13 zonas de disponibilidade da Amazon – que inclui São Paulo –, tamanho da infraestrutura desejada e modelo de pagamento em um único espaço.

Apesar de sua força tradicional no setor de virtualização e nuvem privada, esse não foi o primeiro movimento da VMWare em direção da cloud pública. Em fevereiro, a companhia já havia anunciado uma integração de software com o ambiente SoftLayer, da IBM, que já está em produção em diversos mercados – inclusive no Brasil.

Ainda assim, agora com o alcance gigantesco da nuvem pública da AWS próximo de seus sistemas, a empresa de virtualização terá um pouco mais de "conforto" ao conversar com clientes, muitos dos quais seguiam preocupados com a impossibilidade de manter seus ambientes locais e em nuvem integrados.