Apple, Google e Microsoft são as marcas mais valiosas de 2018, segundo a Forbes
Por Wagner Wakka |
A Forbes divulgou nesta quinta-feira (24) a lista das marcas mais valiosas de 2018. Embora não tenha mudado muito o topo do ranking na comparação anual,, a marca Microsoft, terceira colocada da lista, está avaliada em US$ 104,9 bilhões, com crescimento de 21% em relação ao ano passado.
Esta é a primeira vez que a marca ultrapassa uma centena de bilhão. Acima dela, estão Apple como marca mais valiosa, cotada em US$ 182,8 bilhões, seguida de Google, no valor de US$ 132,1 bilhões, com crescimento anual de 30%.
No top 5 ainda aparecem Facebook (US$ 94,8 bi) e (Amazon US$ 70,9 bi), totalizando nas cinco primeiras mais de US$ 586 bilhões. Isso representa um crescimento de 20% em relação ao ano passado para estes cinco primeiros. Vale ressaltar que o ranking da Forbes avalia as marcas mais valiosas, algo diferente de considerar empresas com maior valor de mercado.
Na análise da revista, a Apple mantém a força por conta da forte base instalada e de fãs hardcore, garantindo uma forte venda do iPhone no preço cheio logo no lançamento. A empresa anunciou um crescimento de 21% em receita neste ano. Outro destaque no setor de smartphones é a Samsung, empresa que aparece em sétimo lugar na lista. A marca sul-coreana é avaliada em US$ 47,6 bi e teve crescimento de 25% em um ano.
Nas primeiras cinco marcas, a única mudança fica a cargo da Amazon. A empresa superou pela primeira vez a Coca-Cola em valor de marca. A gigante de bebidas registrou 45% de suas vendas no ano com produtos com a marca Coca-Cola — vale lembrar que a empresa é detentora de outras marcas.
O ranking é montado com cálculo em três anos de ganhos. “A Forbes alocou uma porcentagem desses ganhos com base no papel que as marcas desempenham em cada indústria”, explica a metodologia da pesquisa.
Veja a lista das 10 maiores marcas:
- Apple - US$ 182,8 bi (+8%)
- Google - US$ 132,1 bi (+30%)
- Microsoft - US$ 104,9 bi (+21%)
- Facebook - US$ 94,8 bi (+29%)
- Amazon - US$ 70,9 bi (+31%)
- Coca-Cola - US$ 57,3 bi (+2%)
- Samsung - US$ 47,6 bi (+25%)
- Disney - US$ 47,5 bi (+8%)
- Toyota - US$ 44,7 bi (+9%)
- AT&T - 41,9 bi (14%)
Fonte: Forbes