Em carta, BlackBerry diz a clientes que não fechará

Por Redação | 15 de Outubro de 2013 às 12h05

Após meses de mudanças de rumo, a BlackBerry divulgou nesta semana uma carta que informa a clientes, acionistas e parceiros de que a empresa não fechará.

A companhia informou que o período de grandes mudanças terminou e pede que os consumidores não percam a confiança que foi cultivada nos últimos dez anos.

A BlackBerry também lembra o lançamento do aplicativo de mensagens BlackBerry Messenger para smartphones com sistema Android e iOS e diz que os seis milhões de internautas inscritos para receber uma notificação de quando o serviço estiver disponível refletem uma oportunidade negócio para a empresa.

Sem mudar o foco do mercado corporativo, a BlackBerry ressalta a segurança oferecida pela sua rede criptografada para a troca de informações críticas.

Sobre a linha de produtos, a companhia afirma que todo seu portfólio foi renovado e agora oferece aparelhos totalmente sensíveis ao toque, assim como híbridos, que possuem também teclados físicos.

Apesar da mensagem que parece querer acalmar acionistas e clientes, a empresa não mencionou o fato de ter assinado uma carta de intenção de venda para a FairFax Financial, maior acionista da companhia, por US$ 4,7 bilhões no final de setembro. A BlackBerry também não deu indícios da data de lançamento do BMM para outros sistemas operacionais móveis.

Confira abaixo a carta da BlackBerry na íntegra:

Aos nossos valiosos clientes, parceiros e fãs,

Vocês sem nenhuma dúvida têm visto as manchetes sobre a BlackBerry. Vocês provavelmente estão se perguntando o que eles significam para você, como parte das dezenas de milhões de usuários que contam com a BlackBerry a cada dia.

Temos uma mensagem importante para vocês:

Vocês podem continuar contando com a BlackBerry.

Como é que sabemos? Temos dinheiro substancial na mão e um balanço que é livre de dívidas.

Estamos nos reestruturando com o objetivo de reduzir as despesas em 50 %, a fim de executar uma organização muito eficiente, orientada para o cliente.

Estes são, sem dúvida, tempos difíceis para nós e não subestimamos a situação ou ignoramos os desafios. Nós estamos fazendo mudanças duras, necessárias para fortalecer a BlackBerry.

Uma coisa que nunca vai mudar é o nosso compromisso com aqueles que ajudaram a consolidar a BlackBerry como a ferramenta mais confiável para negócios do mundo corporativo.

E falando dessas manchetes dramáticas, é importante deixar um registro claro sobre algumas coisas.

A melhor na ferramenta de produtividade corporativa

Estamos renovando completamente nosso portfólio de dispositivos deste ano, com o lançamento do BlackBerry 10. Temos quatro dispositivos BlackBerry 10 – totalmente sensíveis ao toque – e dois híbridos (sensíveis ao toque e também com teclado Qwerty) e estamos executando a terceira atualização da nossa nova plataforma. Se o que você mais gosta é conseguir fazer as coisas – cuidar de seu negócio –, temos a melhor gama de dispositivos para você. E nós continuamos a oferecer a melhor experiência de digitação móvel – sem “se”, “e” ou “mas”.

O melhor em segurança corporativa

Governos de todo o mundo, corporações e empresas que simplesmente não podem comprometer a segurança e confiança escolhem a BlackBerry. Segurança é a nossa herança, e a indústria reconhece que a BlackBerry é a mais segura quando se trata de dispositivos, servidores e, claro, da nossa rede global de dados. Não tenha nenhuma dúvida de que você poderá continuar a confiar em nós para manter a comunicação segura e privada.

A melhor em gestão de mobilidade empresarial

Nós mudamos com o mercado, abrangendo BYOD, porque entendemos como dispositivos iOS e Android tornaram-se comuns no local de trabalho. As empresas ainda precisam gerenciar todas essas plataformas diferentes sem problemas e de forma segura.

Esta não é uma tarefa trivial. Embora existam muitas empresas iniciantes que fazem afirmações ousadas, a BlackBerry tem muitos engenheiros de software e muitos recursos dedicados a desenvolver as soluções mais inovadoras para enfrentar esse desafio complexo.

E os nossos clientes sabem disso. Em relação ao trimestre passado, a nossa base de servidores BlackBerry® Enterprise Service 10 cresceu de 19 mil para mais de 25 mil. Clientes corporativos estão empenhados em implantar e testar a tecnologia corporativa mais recente da BlackBerry. Estamos empenhados em evoluir com os nossos clientes. Isso nunca vai mudar.

A melhor na rede social móvel corporativa

Estamos trazendo a plataforma mais atraente de mensagens móveis para todos, com o lançamento do BBM para Android e iPhone.

Já existem cerca de seis milhões de clientes pré-inscritos para serem notificados sobre a nossa implantação. Esse número está crescendo a cada dia, e mostra a tremenda oportunidade que temos de expandir o BBM além dos smartphones BlackBerry, tornando-o a maior rede social móvel do mundo.

Sim, há muita concorrência lá fora, e nós sabemos que a BlackBerry não é para todos. Tudo bem. Você sempre soube que a BlackBerry é diferente, que a BlackBerry pode te diferenciar. As inúmeras decisões que mudavam tudo foram finalizadas, com acordos fechados e informações críticas compartilhadas via BlackBerry.

Acreditamos na BlackBerry – no nosso povo, na nossa tecnologia e na nossa capacidade de adaptação. Mais importante, nós acreditamos em você. Nós nos concentramos todos os dias em que é preciso ter certeza de que você pode cuidar dos seus negócios.

Você confia no seu BlackBerry para entregar suas mensagens mais importantes, por isso confie em nós quando temos uma mensagem para entregar a você: você pode continuar a contar conosco.

Atenciosamente,
Equipe BlackBerry

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.