Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

5 livros para iniciar 2022 sabendo mais sobre o mercado de tecnologia

Por| Editado por Claudio Yuge | 27 de Dezembro de 2021 às 20h45

Link copiado!

matthew Feeney/Unsplash
matthew Feeney/Unsplash

Um estudo da Associação das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) e de Tecnologias Digitais (Brasscom) aponta que o investimento total em TI no Brasil será de R$ 345,5 bilhões até o fim de 2022. Estima-se, ainda, que 70 mil novas vagas de emprego sejam abertas na área no próximo ano.

A expectativa é que o setor cresça 12% ao ano e as principais áreas do segmento são big data, armazenamento na nuvem e internet das coisas. Para acompanhar as transformações do mercado, algumas leituras podem ser boas aliadas.

Veja, a seguir, cinco títulos para quem quer começar o ano com mais conhecimentos sobre esse universo.

Continua após a publicidade

1 – Arquitetura limpa: O guia do artesão para estrutura e design de software, de Robert C. Martin e Kevlin Henney

A base do trabalho de um desenvolvedor é a programação. Este livro mostra como criar códigos fáceis para que qualquer um entenda. “Livro básico que faz repensar o desenvolvimento de sistemas”, aponta, Joel Backschat, CTO do Grupo FCamara, uma consultoria de soluções tecnológicas e transformação digital. “Vale a pena ler para se aperfeiçoar e melhorar a produtividade.”

2 – Team Topologies, de Matthew Skelton e Manuel Pais

Continua após a publicidade

Fala sobre a formação e o desenvolvimento de equipes de desenvolvimento de software bem-sucedidas. Além disso, ajuda as organizações na avaliação de desempenho. “Ajuda a entender porque o formato de equipes e de empresas tem tanto impacto no software desenvolvido e como ter profissionais que façam a diferença nesse processo.”

3 – Design It!, de Michael Keeling

Este título é para desenvolvedores de software que precisam adquirir conhecimento sobre arquitetura. Segundo Backschat, o livro mostra o papel do arquiteto no momento atual da tecnologia, em que escalabilidade e falta de pessoas são fatores reais na maioria dos projetos.

4 – Accelerate: The Science of Lean Software and DevOps: Building and Scaling High Performing Technology Organizations, de Jez Humble e Gene Kim

Continua após a publicidade

Neste livro, o autor ensina como a medir o desempenho de equipes e em quais recursos se deve investir para melhorá-las. Ele defende que usar a tecnologia para gerar valor de negócio e apresentar dados de pesquisas é o que ajuda a medir o desempenho. Para Backschat, o título mostra uma visão inovadora ao explicar o que significa ter uma equipe de alto desempenho a partir de métricas do sistema.

5 – O projeto fênix: um romance sobre TI, DevOps e sobre ajudar o seu negócio a vencer, de Gene Kim

Gerente de TI de uma empresa, um dos personagens deste romance é acionado para salvar um projeto que representa o futuro da organização, mas extrapola o orçamento e está atrasado. Backschat destaca que a autora conecta desenvolvedores e profissionais de infraestrutura e usa o papel do DevOps para garantir essa união. “Esse é o encanto da história: é uma situação tão comum que nos aproxima e nos faz simpatizar com todo o enredo”, destaca.