Os 10 melhores apps para baixar livros em PDF

Os 10 melhores apps para baixar livros em PDF

Por Caio Carvalho | Editado por Guadalupe Carniel | 26 de Novembro de 2021 às 22h30
Jenny Smith/Unsplash

Nem todo mundo está disposto a pagar por um leitor digital para ler livros. Então, a solução encontrada é recorrer a aplicativos que possuem exatamente a mesma função. Neste artigo, você vai conhecer algumas sugestões de apps para baixar livros PDF grátis no seu tablet ou celular.

A maioria dos serviços está disponível em versões para Android e iOS. Como as versões mais recentes dos sistemas operacionais já são compatíveis com PDF, não é necessário instalar nenhuma ferramenta adicional para ler o formato. Em alguns deles, porém, você precisa fazer login usando a conta respectiva de cada aplicativo.

10 aplicativos para baixar livros em PDFs de graça no celular

1. Adobe Acrobat Reader

  • Compatível com: Android | iOS
  • Preço: gratuito com opções de compras no app
Apps para ler livros e PDFs no celular: Adobe Acrobat Reader está entre as opções (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Começando pela empresa responsável pelo formato PDF, a Adobe disponibiliza o Acrobat Reader, uma solução que dificilmente apresentará problemas para ler ou baixar arquivos em PDF. E com a vantagem de suportar uma variedade significativa de modos de visualização, incluindo a rolagem clássica vertical ou dividir a página em duas partes no modo paisagem.

O Adobe Acrobat Reader traz ainda pesquisa contextual de palavras ou frases, seção de favoritos e reorganização de texto, além de compatibilidade com hiperlinks, anotações e assinatura eletrônica. Quem se inscrever com uma conta gratuita no Adobe Document Cloud ainda pode compartilhar, sincronizar e editar documentos online.

2. Amazon Kindle

  • Compatível com: Android | iOS
  • Preço: gratuito com opções de compras no app
O app oficial do Kindle pode ser acessado em qualquer celular para ler livros e baixar PDFs (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Por essa talvez muita gente não esperava, mas você pode usar o aplicativo oficial do Amazon Kindle sem ter um dispositivo Kindle, de fato. Disponível para iOS e Android, a ferramenta garante acesso a milhões de títulos, pagos e gratuitos, que podem ser lidos diretamente na tela do tablet ou smartphone.

Além da leitura e download de livros em PDF, o app do Kindle permite que você altere o tamanho e tipo da fonte do texto, mudar a cor e brilho do fundo do livro, fazer anotações ou pesquisar por trechos específicos. Tudo isso pelo smartphone, sem precisar de um dispositivo Kindle. Perfeito para quem ainda não quer gastar com um e-reader, não é mesmo?

3. Google Play Livros

  • Compatível com: Android | iOS
  • Preço: gratuito com opções de compras no app
Em versões para Android e iOS, o Google Play Livros é um app que permite salvar livros em PDF para ler offline (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

O Google tem uma gama bem vasta de aplicativos voltados para praticamente todas as áreas. E nos livros a coisa não é diferente: com o Google Play Livros, usuários podem acessar o marketplace de obras hospedadas no serviço, com a possibilidade de baixar os arquivos em PDF para ler no celular, realçar texto e acessar um dicionário integrado.

Entre os diferenciais, sem dúvida, está justamente a integração do Play Livros com outras plataformas controladas pelo Google. Por exemplo, você pode carregar os próprios PDFs na biblioteca do Play Livros, além de usar o armazenamento na nuvem do Google Drive para não ocupar a memória física do seu dispositivo.

4. Apple Books

  • Compatível com: iOS
  • Preço: gratuito com opções de compras no app
O Apple Books, também conhecido como Livros no iOS, salva obras no aplicativo e que podem ser lidas no formato PDF (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Do lado da Apple, temos o Apple Books (também nomeado como Livros), que nada mais é do que uma solução idêntica ao Google Play Livros, porém desenvolvida e distribuída pela Apple. Arquivos em PDF podem ser baixados e lidos no iPhone ou iPad, e ainda há suporte para o formato EPUB. Por ser uma ferramenta da Apple, você pode esperar por um design mais minimalista, semelhante ao que usuários estão acostumados no iOS e iPadOS.

5. Kobo Books

  • Compatível com: Android | iOS
  • Preço: gratuito com opções de compras no app
O Kobo Books é compatível com os formatos PDF, EPUB, CBZ, CBR, entre outros, para ler livros no celular (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

O Kobo Books lembra um pouco o funcionamento do Amazon Kindle, com a diferença de que oferece alguns elementos comuns de redes sociais — compartilhamento com outros usuários, sugestões do que ler a seguir, fazer anotações, entre outros. Mas como o foco é nos arquivos PDF, não se preocupe: o Kobo Books é compatível com vários outros formatos, como EPUB, CBZ e CBR, tornando o aplicativo uma ótima opção para ler e baixar livros no celular.

6. Wattpad

  • Compatível com: Android | iOS
  • Preço: gratuito por sete dias, com opções de compras no app
Com elementos de redes sociais, o Wattpad oferece um teste gratuito de sete dias para ler livros e baixá-los em PDF no celular (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Com 10 milhões de livros nos mais variados gêneros, o Wattpad também permite baixar e-books no formato PDF para ler no celular, mesmo estando offline. Quando estiver conectado à internet, você ainda pode fazer comentários em suas obras favoritas, que então serão vistos por outros leitores que utilizam a plataforma. Os arquivos salvos ainda podem ter o tamanho e tipo da fonte alterados, além da cor de fundo da página que também pode ser modificada de acordo com suas preferências.

O Wattpad é gratuito para testar por sete dias. Após esse período, é cobrada uma assinatura mensal de R$ 15,90.

7. Moon+ Reader

  • Compatível com: Android
  • Preço: gratuito com opções de compras no app
Com obras em inglês e português, o Moon+ Reader é outra opção para baixar livros em PDF no celular (Captura de tela: André Magalhães/Canaltech)

O Moon+ Reader é um leitor de e-books que também tem uma função para baixar livros em PDF no tablet ou celular. Os arquivos também podem ter o texto destacado em palavras ou trechos considerados importantes, a cor de fundo pode ser alterada, há suporte para anotações e notas, entre outras características comuns de apps de leitura.

Como diferencial, o Moon+ Reader tem em seu catálogo títulos que estão sob domínio público — a grande maioria disponível de graça. Muitos livros estão em inglês, mas não é difícil encontrar obras de escritores na língua portuguesa, entre eles Gil Vicente e Machado de Assis.

8. Foxit PDF Editor

  • Compatível com: Android, iOS
  • Preço: gratuito com opções de compras no app
O Foxit PDF Editor é um gerenciador de arquivos PDFs que também pode ser usado para ler livros no formato (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

Conhecido por sua versão para PC, o Foxit PDF Editor também pode ser usado em dispositivos móveis para baixar livros no formato proprietário da Adobe. Além de ter suporte para anotações e destaques (sublinhado, negrito etc) nos textos, é possível fazer desenhos e rabiscos livremente no documento. Tudo isso com direito a salvamento em serviços na nuvem.

Outros dois diferencias do Foxit PDF Editor são o recurso ConnectedPDF, para fazer anotações colaborativas entre grupos de pessoas, e proteção de arquivos PDFs com senha.

9. PDF Viewer Pro

  • Compatível com: Android, iOS
  • Preço: gratuito com opções de compras no app
Assim como o Foxit, o PDF Viewer Pro agrega os arquivos no formato PDF que estão no celular, o que inclui livros (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

O PDF Viewer Pro traz uma interface bastante simples e intuitiva de usar, incluindo um sistema de organização para deixar seus livros e arquivos PDF em ordem e facilitar a busca. Você pode abrir documentos que estejam salvo localmente no dispositivo ou na nuvem, além de fazer anotações e edições básicas nos arquivos.

O PDF Viewer Pro é gratuito, mas oferece uma versão paga que libera funções extras, como combinar documentos ou páginas, fazer anotações em imagens e personalização da interface do app.

10. Xodo PDF Reader

  • Compatível com: Android, iOS
  • Preço: gratuito com opções de compras no app
Mais um gerenciador de PDFs: o Xodo PDF Reader também pode ser usado para ler livros no celular (Captura de tela: Caio Carvalho/Canaltech)

O Xodo PDF Reader é mais um leitor de e-books com foco no multiplataforma, o que significa que você pode baixar e ler seus livros em PDF em mais de um celular, e com ferramentas de organização e armazenamento em nuvem. A ferramenta é compatível com Dropbox, Google Drive e OneDrive para armazenar arquivos, mas você pode simplesmente salvá-los no seu aparelho.

Há ainda outros recursos, como adicionar assinaturas eletrônicas ou fazer anotações nos documentos. Vale destacar que todas essas funcionalidades são gratuitas, já que o aplicativo não conta com versões pagas.

Fonte: Tom's Guide, Android Authority

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.