Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Estes são os 3 melhores livros de economia de 2021, segundo o Financial Times

Por| Editado por Claudio Yuge | 21 de Dezembro de 2021 às 09h00

Link copiado!

Envato/twenty20photos
Envato/twenty20photos

Para quem quer ler sobre economia, uma boa ideia é considerar os livros indicados pelo Financial Times como os melhores títulos de economia de 2021. A seleção é de Martin Wolf, comentarista-chefe da publicação.

As obras tratam de transformações tecnológicas de finanças, economia comportamental, atuação de governos e instituições, criptomoedas e mais. Acompanhe a seguir!

Primeiro lugar entre os melhores livros de economia em 2021

Continua após a publicidade

The Future of Money: How the Digital Revolution Is Transforming Currencies and Finance ("O futuro do dinheiro: como a revolução digital está transformando moedas e finanças", em tradução livre), de Eswar S. Prasad. A tecnologia transformou todos os segmentos. Prasad, economista indiano, conquistou o primeiro lugar da lista do Financial Times ao falar sobre como a revolução digital afeta as finanças.

Prasad aborda o fim do dinheiro físico, a ascensão das criptomoedas, as iniciativas de criação das moedas digitais de bancos centrais (CBDCs) e a atuação de grandes corporações como Facebook e Amazon no setor.

No contexto brasileiro, uma opção é “O futuro do dinheiro: banco digital, fintechs e criptomoedas”, de Rudá Pellini. Ele entrevista especialistas brasileiros e compõe um material de fácil leitura, com dicas práticas para investir melhor nesse contexto.

Continua após a publicidade

Segundo lugar entre os melhores livros de economia em 2021

The Resilient Society ("A sociedade resiliente"), de Markus K. Brunnermeier. Ele é economista da universidade de Princeton, aborda a crise financeira global ocasionada pela pandemia. Segundo Brunnermeier, a “resiliência pode servir como estrela-guia para uma sociedade pós-covid”, já que uma sociedade resiliente é capaz de reagir a choques como esse e se recuperar.

O título pode ser um guia de como indivíduos, instituições e países devem lidar com uma economia globalizada cheia de riscos desconhecidos. São aplicados conceitos de macroeconomia em temas como saúde pública, inovação, mudanças climáticas, desigualdade e inflação.

Continua após a publicidade

Terceiro lugar entre os melhores livros de economia em 2021

Cogs and Monsters: What Economics Is, and What It Should Be ("Engrenagens e monstros: o que é economia e o que deveria ser"), de Diane Coyle. Ela é comentarista econômica da Universidade de Cambridge, critica a economia e seu modo de enxergar a relação das pessoas com o dinheiro. Coyle aponta que, para os economistas, os indivíduos são como engrenagens: calculistas e independentes, ele agem em contexto definido.

A realidade, entretanto, é que, com a digitalização, as pessoas estão mais para monstros: sem amarras e socialmente influenciadas. Ignorar essas características atrapalha a resolução de problemas na nova era das finanças. Além das críticas, o livro mostra como as tecnologias podem ser oportunidades para resolver crises globais.

Continua após a publicidade

Fonte: Seu Dinheiro