Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Safari 16 terá suporte a imagens AVIF nos iPhones e Macs

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 18 de Julho de 2022 às 14h31

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple
Tudo sobre Apple

O Safari 16 finalmente terá suporte a exibição de imagens no formato AVIF. Segundo a Apple, os iPhones e Macs que avançarem para o sistema operacional mais recente (iOS 16, iPadOS 16 e macOS 13) passarão a rodar as fotos corretamente.

O AVIF é um codec otimizado para entregar arquivos de imagem compactos, porém sem perda significativa da qualidade como ocorre com o JPG. Outra vantagem é a compatibilidade com transparência (como ocorre no PNG), suporte a HDR, maior gama de cores e imagens animadas (como nos GIFs).

Continua após a publicidade

O AVIF já é suportado pelos rivais Google Chrome (e outros sistemas construídos sobre o Chromium) e Mozilla Firefox. Empresas como Google, Amazon, Netflix e Microsoft apoiam integralmente a adoção do formato, devido à série de vantagens já mencionada, porém a lista de compatibilidade ainda precisava crescer. Com a inclusão do Safari, as imagens modernas podem finalmente alcançar novo patamar nos dispositivos da Apple.

Na prática, significa dizer que os usuários poderão abrir e baixar imagens AVIF nos dispositivos com o Safari 16. O navegador rodará no iOS 16, iPadOS 16 e macOS Ventura 13, logo deve estar presente nos principais aparelhos da Apple. Desenvolvedores já conseguem experimentar a novidade por meio do Safari Technology Preview, pois assim conseguirão criar sites já com a adição do novo formato.

Safari 16 cheio de novidades

Como já mencionado antes, o Safari 16 também terá suporte aos grupos de guias compartilháveis, com os quais você poderá fazer uma seleção de sites importantes e enviá-los para seus amigos, colegas de trabalho ou alunos. O recurso vai facilitar a troca de informações sem exigir a criação manual de uma listagem no Word ou o envio individual de cada link.

Continua após a publicidade

Sobre as senhas, o navegador promete facilitar bastante a vida do usuário. A mais esperada certamente é a integração dos sites com o Touch ID, assim você não precisará mais criar a velha combinação de login e senha. Basta fazer a autenticação com a biometria ou a impressão digital no iPhone para acessar os websites compatíveis.

O Safari Technology Preview é uma versão alternativa do navegador da Apple com recursos experimentais. A ideia é funcionar como o Chrome Canary e trazer novidades em primeira mão (e ainda instáveis) para que os desenvolvedores e curiosos possam testar em primeira mão, antes da liberação ao público.

A atualização do Safari 16 deve chegar para usuários do aplicativo estável junto com o lançamento do iOS 16 e o macOS 13, ambos previstos para o último trimestre de 2022.