Publicidade

iOS 16 tem beta pública liberada para download; saiba como baixar

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 11 de Julho de 2022 às 16h00

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple

A Apple acabou de liberar a versão beta pública do iOS 16, iPadOS 16 e demais sistemas nesta segunda-feira (11). Após exaustivos testes junto aos desenvolvedores, a Maçã finalmente decidiu deixar que as pessoas comuns interessadas em experimentar possam colocar as mãos nos sistemas novos.

Uma das maiores novidades do iOS 16 são as configurações de personalização da tela de bloqueio. É possível trocar a fonte, as cores e os estilos para deixar este estratégico local com a sua cara. Dá para colocar alguns widgets e ajustar as notificações também, o que deve gerar telas únicas para cada usuário do iPhone.

Continua após a publicidade

Há também muita ênfase ao modo foco, que permitirá selecionar aplicativos e pessoas que podem enviar notificações em determinados momentos. Assim, você pode bloquear os avisos do Microsoft Teams fora do horário de serviço e liberar as redes sociais somente nos momentos de descanso.

A versão beta 3 de desenvolvedores, a última antes da atual, havia trazido um modo que bloqueia recursos se usuário for stalkeado. Outra novidade é o possível lançamento do serviço Apple Cash no Brasil: o serviço de envio e recebimento de dinheiro da Maçã ainda não funciona, mas já é visível para quem muda a região da conta para os Estados Unidos.

Como instalar a beta do iOS 16 no iPhone?

O primeiro passo é saber se o seu dispositivo é compatível com o iOS 16. Estes são os modelos capazes de migrar para o novo sistema operacional da Apple:

Continua após a publicidade

Se o seu celular está entre os iPhones listados acima, então você poderá usar a primeira beta pública do iOS 16. Siga as instruções abaixo:

  1. Acesse o site Apple Beta Software Program;
  2. Faça login com seu ID Apple;
  3. Registre os dispositivos associados ao ID — se tiver mais de um, não precisa selecionar todos;
  4. Assim que seu dispositivo estar configurado, basta selecionar a plataforma desejada (iOS ou iPadOS);
  5. Você receberá uma notificação no aparelho para baixar.

Se a notificação não chegar automaticamente, você pode checar se existe uma atualização disponível. Basta ir até o aplicativo Configurações> Geral> Atualização de software. A atualização do iOS 16 deve estar por lá: selecione "Baixar e instalar" e siga as instruções.

Continua após a publicidade

Lembre-se que é recomendado estar em uma conexão Wi-Fi de qualidade, fazer backup dos dados principais e ter bateria suficiente para não enfrentar problemas no momento da instalação. Tenha em mente que esta é uma versão experimental, portanto ainda devem existir bugs e problemas de desempenho.

Se você usa o aparelho para trabalho ou é o seu principal do dia a dia, o mais indicado é aguardar a versão estável. A previsão do lançamento oficial do iOS 16 é o mês de outubro de 2022 com os novos modelos do iPhone 14.