Microsoft Edge ganhará novos temas coloridos em breve

Por Igor Almenara | 17 de Março de 2021 às 07h00
Microsoft

O Microsoft Edge recebeu mais opções de customização em sua versão de testes. Novas variações de temas nativos foram encontradas no menu de recurso experimentais do programa e adicionam um vasto catálogo de cores sólidas ao navegador.

No total, são 14 novas opções, cada uma delas altera vários elementos da tela principal — do fundo da página “Nova guia" aos menus do navegador. Curiosamente, as cores receberam nomes criativos, como “Morning Fog” — com escalas de cinza — e “Spicy Red” — tons bem vibrantes de vermelho

Tais cores foram demonstradas na apresentação dos novos temas do Edge, em janeiro de 2021. Até o momento, a versão estável inclui o modo escuro ou alternativas mais elaboradas da loja “Complementos do Edge”, que adicionam estampas e planos de fundo relacionados a franquias de filmes e jogos ou artes criadas pela Microsoft.

As opções recentes foram adicionadas ao menu de funções experimentais edge://flags do Edge Canary 92 da distribuição para desenvolvedores, a Edge 90. O recurso é identificado como “Enable picker for colour based themes” (“Ativar menu para temas baseados em cores”, em português). Assim que habilitado, o navegador deve ser reiniciado para disponibilizar os novos temas, que podem ser encontrados na seção "Aparência", dentro das configurações.

Temas baseados em cores no Edge. (Imagem: Reprodução/Techdowns)

Do menu dedicado à seleção de temas, o Microsoft Edge adiciona um botão para seleção de temas baseados em outros produtos da Microsoft e da Chrome Web Store, loja de extensões do Chrome. Essa integração não é uma surpresa, visto que o novo Edge é construído sobre o Chromium, "motor" presente no navegador do Google. No entanto, vale lembrar que o catálogo da loja adicional pode apresentar bugs neste primeiro momento.

Por se tratar de um recurso em testes, não há previsão para o lançamento dos temas baseados em cores na versão estável. Contudo, por se tratar de uma ferramenta já trabalhada nas opções estampadas, não deve ser muito difícil incluir o catálogo mais sóbrio, portanto, não deve demorar para alcançar a distribuição estável do navegador para desktop. Não há detalhes para a chegada da ferramenta na versão para celular, tampouco para os consoles Xbox.

Fonte: TechDowns, TechRadar

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.