Microsoft Edge deve facilitar ato de "imprimir" páginas da web em PDFs
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco | •

Quando você navega por uma página interessante, pode tirar um print de tela para registrar algo relevante, mas nem sempre conseguirá capturar tudo. Em muitos casos, para preservar o conteúdo original e copiável, o ideal é salvar a página inteira em HTML ou em PDF. Embora isso seja bastante útil, não é uma funcionalidade tão à mão quanto salvar a versão HTML da página em questão.
- Microsoft Edge chega à versão 93 no PC e no celular; veja as novidades
- Microsoft Edge 92 chega com gerenciador de senhas, feed interativo e muito mais
- Microsoft Edge tem mais uma mudança visual para se adequar ao Windows 11
A Microsoft está de olho e agora deve tornar a opção de salvar um site em PDF como algo ainda mais acessível dentro do Edge. O recurso trará uma opção diretamente no menu de contexto, a partir do clique do botão direito do mouse, localizada entre às ações Salvar e Imprimir de modo estratégico.
Hoje, a única maneira de fazer isso nos principais navegadores é mandar imprimir a página pelo menu ou com o atalho CTRL + P e na tela final fazer a alteração da impressora para "Salvar como PDF".
Em alguns navegadores baseados no Chromium, também é possível executar essa ação com o clique do botão direito do mouse, selecionar a opção "Salvar Como" e mudar o tipo de arquivo para PDF. Tanto uma quanto outra podem ser bem complicadas para quem não é familiarizado com computadores, já que essa opção é mais simplificada nos celulares.
Por enquanto, a novidade está em fase de testes no Edge Canary para um público bem restrito, mas o desembarque deve ocorre na versão 95 estável do navegador.
Desde o início do ano que a Microsoft investe em melhorias substanciais para fazer do seu navegador a opção número um dos usuários. Outra novidade no âmbito dos PDFs é a retomada da leitura do exato ponto onde ela foi interrompida, útil para quem lê estudos, teses acadêmicas ou livros inteiros pelo navegador. Além disso, a atualização também permitiu adicionar caixas de texto de formato livre neste formato.
Fonte: TechDows